A Volvo Cars anunciou esta quarta-feira que baixou a sua previsão de crescimento de vendas para o final do ano, de um intervalo de 12-15% para 7-8%, devido à queda na procura de automóveis e “à concentração em proteger as margens da empresa, em detrimento do volume”.
“A procura continua a diminuir e agora está a afetar o segmento premium”, disse a Volvo em comunicado.
A marca sueca já havia reduzido a sua previsão de lucro no mês passado, perante a incerteza global e tarifas maiores sobre veículos elétricos fabricados na China, onde tem alguma produção.
A dos SUV elétricos EX90 e EX30 anunciou ainda que teve um lucro de 13.600 milhões de coroas (€1.192 milhões) até setembro, mais 27% face a igual período do ano anterior.
As vendas ascenderam a 288.100 milhões de coroas suecas (€25.260 milhões), uma descida de 1%, refere o grupo empresarial em comunicado.
O resultado líquido de exploração (ebit) foi de 18.500 milhões de coroas (€1.622 milhões), uma subida de 27%, ou seja, um aumento idêntico ao registado com o resultado bruto de exploração (ebitda), que se situou em 34.400 milhões de coroas (€3.016 milhões) Além disso, a Volvo Cars vendeu 560.900 veículos entre janeiro e setembro, que correspondeu a um aumento de 10%.
No terceiro trimestre, a empresa sueca obteve um lucro de 4.400 milhões de coroas suecas (€386 milhões), mais 35%. As vendas aumentaram 1% face a igual período do anterior, para 92.800 milhões de coroas (€8.136 milhões).
Durante o trimestre, as vendas globais cresceram 3% em relação ao ano anterior, para 172.849 automóveis com o desempenho dos vículos electrificados da empresa – tanto híbridos plug-in como 100% electricos – a atingir 48% do total mundial.