Num combate legal inovador que pode moldar o futuro da NASCAR, a equipa 23XI Racing de Michael Jordan e Denny Hamlin, juntamente com a Front Row Motorsports (FRM), garantiu uma vitória significativa na sua ação judicial em curso contra o órgão regulador do desporto. Uma decisão judicial que concede uma liminar preliminar permite que ambas as equipas competam como entidades charter em 2025, enquanto continuam a sua luta contra o que descrevem como as “práticas monopolistas” da NASCAR.


Por que a Liminar Preliminar é Importante

Para a 23XI e a FRM, os riscos não podiam ser maiores. O status de charter garante a entrada em todas as corridas, incluindo eventos lucrativos como o Daytona 500, e assegura patrocínios vitais. Sem isso, as equipas corriam o risco de perder pilotos estrelas como Tyler Reddick e Noah Gragson, assim como grandes patrocinadores como a Monster Energy e a Love’s Travel Stops. Estas perdas teriam sido desastrosas para as suas operações.

A decisão do tribunal garante que as equipas mantenham o status de charter enquanto a ação judicial avança. Esta decisão também obriga a NASCAR a aprovar as compras de charters adicionais pelas equipas da agora extinta Stewart-Haas Racing (SHR), abrindo caminho para a 23XI e a FRM expandirem as suas operações para três carros cada na temporada de 2025.


A Ação Judicial: Enfrentando o Monopólio da NASCAR

A batalha legal começou a 3 de outubro, quando a 23XI e a FRM acusaram a NASCAR de práticas anti-competitivas. Central às suas alegações estão acusações de que a NASCAR detém um monopólio nas corridas de stock car de topo, controlando a participação das equipas, limitando a aquisição de peças a fornecedores aprovados pela NASCAR e impedindo as equipas de competir em outras séries de stock car.

A decisão do juiz Kenneth Bell não resolveu as alegações de antitruste, mas reconheceu as realidades mais amplas do mercado. Ele afirmou:

“A NASCAR possui poder de monopólio/monopsónio no mercado relevante, que é o mercado das equipas de stock car de topo nos Estados Unidos.”

Bell explicou ainda que a Série Cup da NASCAR detém uma quota de mercado de 100% nas corridas de stock car de topo, tornando-se o único guardião que decide quais equipas podem competir ao mais alto nível do desporto. Esta admissão fortalece os argumentos dos demandantes à medida que o processo avança.


Charters da Stewart-Haas Racing Finalmente Aprovados

Um aspecto crítico da decisão envolve os charters da Stewart-Haas Racing. Tanto a 23XI como a FRM tinham acordos para comprar charters da SHR, mas a NASCAR reteve a aprovação, supostamente usando as transferências como alavanca para forçar as equipas a desistirem do processo.

Com a liminar, a NASCAR é agora obrigada a aprovar estas transações, permitindo que a 23XI inscreva Tyler Reddick, Bubba Wallace e Riley Herbst em 2025. A FRM, por sua vez, planeia correr com Todd Gilliland, Noah Gragson e potencialmente Zane Smith. No entanto, a NASCAR pode recorrer desta decisão e, se as equipas acabarem por perder o processo, as compras de charter poderão ser reavaliadas.


O que está em jogo para a NASCAR?

Esta batalha legal tem implicações de grande alcance para o futuro da NASCAR. Se a 23XI e a FRM tiverem sucesso, isso poderá levar a mudanças significativas na forma como a NASCAR opera, potencialmente abrindo portas para mais competição e reduzindo o controle do organismo sancionador sobre as equipas. Por enquanto, a decisão é uma vitória temporária, mas sinaliza que os tribunais estão a levar a sério as alegações de comportamento monopolista.


Reação do advogado Jeffrey Kessler

Jeffrey Kessler, representando a 23XI e a FRM, expressou otimismo sobre a liminar preliminar:

“A decisão do tribunal permite que a 23XI e a Front Row Motorsports corram com os carros existentes como equipas charter na próxima edição da Cup Series. A decisão também exige que a NASCAR aprove a compra de uma terceira carta por ambas as equipas da Stewart-Haas Racing e permita que estes carros também corram como equipas charter na temporada de 2025.”

Kessler reiterou a sua confiança nos méritos do caso, enfatizando a importância de promover um ambiente mais competitivo e justo nas corridas de stock car.


O Que Vem a Seguir?

Enquanto a 23XI e a FRM celebram este marco legal, a luta está longe de terminar. A NASCAR mantém a opção de recorrer da decisão, e as alegações antitruste mais amplas continuam por resolver. No entanto, por agora, as equipas garantiram os seus futuros imediatos, assegurando estabilidade para os seus pilotos, patrocinadores e operações.

Esta decisão também reacende o debate sobre as práticas comerciais da NASCAR e pode marcar o início de uma nova era no desporto. À medida que o drama legal se desenrola, todos os olhares permanecerão voltados para o tribunal—e para a pista de corrida.


Pontos-Chave

  • Injunção Preliminar Concedida: A 23XI Racing e a FRM irão competir como equipas charter em 2025.
  • Charters Aprovados: A NASCAR deve permitir a compra dos charters da Stewart-Haas Racing, possibilitando a expansão da equipa.
  • Reclamações Antitruste Pendentes: O tribunal reconheceu o monopólio da NASCAR, mas ainda não se pronunciou sobre a ação principal.
  • Futuro em Jogo: Se a ação for bem-sucedida, poderá alterar dramaticamente a estrutura operacional da NASCAR.