O internacional português Luís Godinho deslocou-se até Lisboa, onde dirigiu o Benfica-SC Braga deste sábado, no Estádio da Luz.
O árbitro eborense recebeu a colaboração do vídeo árbitro Vasco Santos (AF Porto).
Godinho deixou jogar sempre que foi possível (cometendo aí pequenos lapsos de análise para as duas equipas), acompanhando os lances de muito perto. O eborense fez um trabalho com qualidade, alicerçado numa postura firme e segura.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
17' Golo inaugural bem validado na Luz: no momento da assistência de Victor Gomez, Fran Navarro (que marcou) estava atrás de pelo menos dois defesas adversários. Análise correta do árbitro assistente.
24' Saída rápida e prometedora do SC Braga pela esquerda do seu ataque, intercetada por Otamendi. Gabri, que protagonizou o lance, estava em posição regular. Bem o árbitro assistente novamente.
36' Gorby importonou e agarrou Kokcu durante vários segundos. Perante a resistência do médio turco, o árbitro - que tentou aplicar a vantagem - acabou por interromper a partida quando aquela não se concretizou. O cartão amarelo foi bem exibido por comportamento antidesportivo. Importante ter em conta que este tipo de infrações muitas vezes desencadeiam reações de frustração de quem sofre falta. Mais vale interromper logo do que espera pela consequência.
38' Queda de Pavlidis na área adversária sem infração de Robson Bambu. O avançado grego tropeçou no pé esquerdo do bracarense, que não fez qualquer movimento deliberado para tentar derrubar o adversário. Bem a equipa de arbitragem.
40' Segundo golo da equipa forasteira da autoria de Robson Bambu, na sequência de pontapé de canto executado por Ricardo Horta.
44' Gorby, já com uma advertência, entrou de forma algo arriscada sobre Bah. No entanto o tacle lateral do francês tocou primeiro na bola, sendo o contacto posterior decorrente de abordagem apenas imprudente. O jogador dinamarquês levantou a sola das botas de forma a defender-se do eventual contacto. Houve infração sim, que não justificou o segundo amarelo. Decisão correta do árbitro eborense.
48' Vítor Carvalho foi atingido na nuca pela cabeça de Bah, quando ambos tentavam a bola. Choque clássico sem infração de parte a parte.
49' Robson Bambu foi assistido depois de chocar, também de cabeça, com Arthur Cabral. De novo sem falta de nenhum dos jogadores.
52' Di Maria tentou ludibriar o árbitro, caindo na área adversária de forma propositada e sem ter sofrido infração. A simulação do avançado argentino foi bem sancionada com cartão amarelo.
54' Matheus foi bem advertido por demorar tempo excessivo a executar um pontapé de baliza.
76' Primeiro erro mais evidente de Luís Godinho, em lance que interpretou indevidamente: Ricardo Horta pisou o calcanhar esquerdo de Amdouni com algum perigo, comentendo infração negligente. Faltou o amarelo.
77' Golo legal da equipa visitada, a reduzir o marcador na Luz. Arthur Cabral marcou a passe de Leandro Barreiro.
79' Arthur Cabral, na rotação para proteger a sua posse de bola, atingiu com imprudência (não negligência) o rosto de Diego Rodrigues. A infração não foi assinalada. O lance não justificou segunda advertência.
88' Leandro Barreiro viu o amarelo com justiça após protestar decisão da equipa de arbitragem.
89' Beste foi advertido de forma acertada após atingir com negligência evidente o pé de Victor Gomez.
90+3' Vitor Carvalho derrubou Otamendi com notória negligência e devia ter sido advertido. O amarelo foi exibido a João Ferreira, talvez por protestos (?).