Os Bavários Estão de Volta! A BMW conquistou a sua primeira vitória na Bathurst 12 Hour sob o formato GT3, proporcionando um impressionante 1-2 no lendário Circuito de Mount Panorama. O #32 Team WRT BMW M4 GT3, pilotado por Kelvin van der Linde, Sheldon van der Linde e Augusto Farfus, cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 10,25 segundos, à frente do seu carro irmão #46, conduzido por Raffaele Marciello, Charles Weerts e Valentino Rossi.
Foi uma masterclass em estratégia de combustível e gestão de ritmo, com os M4 GT3 a funcionar como um relógio enquanto os seus rivais falhavam. “Foram as duas horas mais difíceis da minha vida,” admitiu Kelvin van der Linde, enquanto defendia um ataque tardio de Chaz Mostert no Arise Racing Ferrari 296 GT3.
“Estávamos a poupar combustível como loucos, especialmente quando o Chaz estava a aproximar-se—foi tão difícil. Mas estamos muito orgulhosos deste resultado,” acrescentou o sul-africano.
Farfus, que já tinha ficado dolorosamente perto em Bathurst, estava igualmente entusiasmado:
“Temos tentado vencer esta corrida durante três anos! Finalmente, fizemos uma corrida perfeita, e isso valeu a pena.”
Um Drive-Through Bem Temporizado para a Equipa de Rossi
Não foi tudo um mar de rosas para o #46 BMW de Marciello, Weerts e Rossi. Uma penalização de drive-through para a lenda do MotoGP—depois de ultrapassar um carro atrasado sob bandeiras amarelas—poderia ter desviado a sua trajetória rumo ao pódio. Mas uma estratégia inteligente minimizou os danos, e a equipa conseguiu recuperar seis posições após cumprir a penalização.
Com dois períodos de Safety Car bem cronometrados na primeira metade da corrida, os BMW tinham a quantidade certa de combustível para manter a sua liderança intacta enquanto os seus rivais lutavam para recuperar.
A Mercedes de Gounon e Habul Reivindica o Último Lugar do Pódio
O vencedor de duas edições das 12 Horas de Bathurst Kenny Habul e os seus teammates do #75 Mercedes-AMG GT3, Jules Gounon e Luca Stolz, completaram o pódio, terminando apenas atrás dos dois BMWs. Habul sofreu um susto no início da corrida após contacto com Stephen Grove, fazendo com que o Grove Racing Mercedes-AMG fosse contra a parede. Apesar do incidente, Gounon e Stolz lutaram para recuperar posições e garantir o terceiro lugar.
A Carga Tardia de Mostert Fica Aquém enquanto a Ferrari Termina em Quarto
Apesar de começar a corrida na pole position, o Ferrari 296 GT3 da Arise Racing de Mostert, Will Brown e Daniel Serra encontrou-se numa difícil janela de combustível no último stint. Mostert precisava de uma intervenção do Safety Car ou de um abastecimento de última hora para conseguir chegar ao fim. Nenhuma das duas aconteceu, forçando-o a entrar nas boxes com menos de 30 minutos para o final.
Embora tenha estabelecido a volta mais rápida da corrida nas etapas finais, não foi suficiente para alcançar o pódio—terminou em quarto lugar frustrante.
Vencedores das Classes Pro-Am, Silver e GT4
🏆 Classe Pro-Am: #36 Arise Racing Ferrari 296 GT3 – Jaxon Evans, Alessio Rovera, Brad Schumacher, Elliott Schutte
🏆 Classe Silver: #93 Wall Racing Lamborghini Huracán GT3 – Brendon Leitch, Tony D’Alberto, Adrian Dietz, Grant Denyer
🏆 Classe GT4: #7 McLaren Artura GT4 – Adam Christodoulou, Daniel Bilski, Mark Griffith
Menção especial para os pilotos da Aston Martin Academy Jamie Day e Mateo Villagomez, que lideraram a classe Silver durante grande parte da corrida antes de uma desgastante falha de embraiagem pôr fim à sua promissora corrida.
O Maior Acidente da Corrida: O Impacto em Alta Velocidade de Stephen Grove
O momento mais assustador das 12 Horas de Bathurst ocorreu quando Stephen Grove sofreu um acidente aterrador no topo da montanha. Após um contacto com o Mercedes de Habul, o carro de Grove deslizou pela parede de betão antes de parar de forma dramática.
Ele foi transferido para o Hospital Base de Bathurst para uma avaliação de lesão nas costas, mas os primeiros relatórios sugerem que a sua condição é estável.
A Conquista da BMW em Bathurst: Um Sinal de Mais por Vir?
Com um dominante 1-2, a BMW finalmente conquistou Bathurst na era GT3. Poderá isto ser o início de uma nova era para o fabricante bavariano? Com os irmãos van der Linde à frente, a Team WRT parece mais forte do que nunca—e pronta para defender a sua coroa em 2026.
Uma coisa é certa: a BMW chegou a Bathurst com estilo.