Christian Horner passou quase duas décadas a orquestrar a dominância da Red Bull Racing na Fórmula 1. Mas no mês passado, trocou a parede dos boxes pelo cockpit, colocando-se ao volante de um RB7 para um teste pré-Festival de Velocidade de Goodwood.

Para um homem que não conduzia um carro de Fórmula 1 desde 1993, isto não foi um passeio qualquer—foi uma experiência de alta adrenalina e nervos à flor da pele que deu a Horner um novo respeito pelos pilotos que competem sob a sua liderança.

“F@ckin’ Hell! Isto Continua a Empurrar”

O chefe da Red Bull admitiu sentir a pressão antes da corrida, especialmente com a sua própria equipa a observar de perto.

“Não vou incomodar com uma chávena de chá então, posso acabar por vomitar,” brincou enquanto o RB7 começava a funcionar.

Uma vez na pista, no entanto, os nervos transformaram-se rapidamente em pura excitação à medida que libertou a máquina campeã de 2011 com motor V8.

“Sinto que tem uma quantidade enorme de potência,” comentou Horner. Mas à medida que ganhava velocidade, ficou maravilhado com a suavidade da entrega de potência e das mudanças de marcha.

“Absolutamente brilhante—não queria parar. Ao longo da Hangar Straight, fui para a sétima, a fundo. F@ckin’ hell! Isto continua a empurrar.”

Um Novo Respeito pelos Pilotos de F1

A corrida de Horner com o RB7 foi mais do que apenas uma emoção pessoal—deu-lhe uma apreciação mais profunda pelo que os seus pilotos experienciam semana após semana.

“É bom ser lembrado de quão difícil é a Fórmula 1. A pressão está em cima—não apenas na frente de dezenas de milhares de pessoas, mas também dos nossos próprios empregados, mecânicos e engenheiros. Eles estavam todos à espera que eu falhasse na saída da linha.”

Embora Horner tenha completado a sua corrida sem momentos embaraçosos, ele estava feliz por admitir que a Red Bull não estaria a chamá-lo como piloto reserva tão cedo.

Comemorar 20 Anos de Red Bull Racing

A condução de Horner foi apenas uma parte das celebrações do 20º aniversário da Red Bull em Goodwood.

O evento contou com uma lineup lendária de pilotos da Red Bull, passados e presentes, incluindo Christian Klien, Mark Webber, Daniel Ricciardo, Max Verstappen e Sergio Perez. Ver duas décadas de maquinaria da Red Bull num só lugar foi um momento de orgulho para Horner.

“Estar em Goodwood com todos estes carros e pilotos, passados e presentes, vai ser um momento realmente especial. É um marco para a equipa, e não há melhor lugar para celebrar do que em Goodwood.”

No que diz respeito à sua própria performance ao volante?

“É incrivelmente rápido, mas uma ótima experiência, e uma sensação de alívio. É bom chegar ao fim, e o carro está inteiro.”

A Próxima Era da Red Bull com a Ford

Com a Red Bull e a Ford a prepararem-se para a estreia da sua unidade de potência em 2026, a potência de Milton Keynes está prestes a entrar numa nova era de domínio. Horner, o diretor de equipa com mais tempo de serviço na história da F1, sabe que o caminho à frente não será fácil, mas após 20 anos à frente, está mais motivado do que nunca.

“Nunca tendo conduzido um carro da Red Bull antes, é um momento de enorme orgulho conduzir um carro que foi desenhado e construído pelos homens e mulheres em Milton Keynes, e que ganhou o nosso campeonato em 2012. Ver todos os carros juntos foi um grande momento, e isso dá-me ainda mais respeito pelos incríveis pilotos que tivemos e que temos atualmente.”

🚀 Poderemos ver Horner ao volante novamente no próximo marco da Red Bull, ou ele deixará a condução para Verstappen e companhia?