Com quatro golos na primeira parte, o Alverca venceu este sábado o Leixões por 4-2, em jogo da 12.ª jornada da 2.ª Liga portuguesa, regressando às vitórias praticamente um mês após o último triunfo.
Andrezinho, logo aos três minutos, colocou os ribatejanos na frente do marcador, e o Vizela respondeu pouco depois, aos 11, por Miguel Tavares. A equipa da casa revelar-se-ia mais forte no restante período inicial e até ao intervalo ainda marcaria por mais três vezes, através de dois golos de Diogo Martins e uma finalização certeira de Anthony Carter. Perto do final, Angel Bastunov reduziu, mas não evitou a derrota dos minhotos, que estreavam novo treinador, o espanhol Simón Lamas.
A equipa da casa protagonizou uma melhor entrada em jogo e com apenas três minutos disputados, um cruzamento tirado pela direita, seguido de abordagem deficiente de um dos defensores visitantes permitiu que Andrezinho se colocasse em situação privilegiada e inaugurasse o marcador.
O Vizela conseguiu reagir praticamente de imediato e aos 11 minutos igualou a partida através de iniciativa individual e diagonal para remate bem colocado por Miguel Tavares. No entanto, depressa o Alverca recuperou o controlo da partida e também do marcador.
Diogo Martins assumiu papel de protagonista e no espaço de apenas dois minutos transformou a igualdade numa confortável vantagem de dois golos para o conjunto da casa: primeiro, aos 23 minutos, converteu em golo um contra-ataque conduzido em velocidade por Brenner Lucas.
Logo a seguir, ao minuto 25, Diogo Martins alcançou o 'bis' ao aparecer na passada e em posição central para corresponder a passe preciso de Miguel Pires, dando ênfase à primeira parte dos ribatejanos.
Motivado por uma primeira parte dominante e eficaz, o Alverca ainda aumentou distâncias aos 40 minutos tirando proveito de uma transição veloz e assistência de Andrezinho para a concretização fácil de Anthony Carter.
A segunda parte foi menos movimentada, o Alverca baixou o ritmo relativamente ao período inicial, mas o Vizela apenas conseguiu aproximar-se no resultado à entrada para o último quarto de hora da partida com uma boa movimentação de Angel Bastunov, que ultrapassou um opositor antes de atirar certeiro para o 4-2 final.
O resultado ditou uma ultrapassagem na classificação, com o Alverca a saltar para o oitavo lugar, com 15 pontos, deixando para trás o Vizela, que mantém os 13 pontos e ocupa o 12.º posto.
Jogo no Complexo Desportivo do FC Alverca, em Alverca do Ribatejo.
Ficha de jogo
Alverca-Vizela, 4-2.
Ao intervalo: 4-1.
Marcadores:
1-0 Andrezinho, 03 minutos.
1-1, Miguel Tavares, 11'.
2-1, Diogo Martins, 23'.
3-1, Diogo Martins, 25'.
4-1, Anthony Carter, 40'.
4-2, Angel Bastunov, 85'.
- Equipas:
- Alverca: João Bravim, David Bruno (Alysson Oliveira, 84), Paulo Eduardo, Fernando Varela, Nkanyiso Shinga (Luiz Miguel, 62), Eduardo Ageu, Miguel Pires, Diogo Martins (Wilson Eduardo, 76), Brenner Lucas (Pedro Bicalho, 84), Andrezinho e Anthony Carter (Harramiz Soares, 76).
(Suplentes: Pedro Silva, Sema Velázquez, Alysson Oliveira, Ricardo Dias, Pedro Bicalho, Wilson Eduardo, Harramiz Soares, Luiz Miguel e João Marcos).
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
- Vizela: Miguel Ángel Morro, Jójó (Marco Tol, 46), Anthony Correia, Jean-Pierre Rhyner, Orest Lebedenko; Aleksandar Busnic (Heinz Mörschel, 46) , Yannick Semedo, Diogo Nascimento, Miguel Tavares (Vivaldo Semedo, 46), Uros Milovanovic (Angel Bastunov, 62) e Prosper Obah (Damien Loppy, 73).
(Suplentes: Francesco Ruberto, Marco Tol, Momo Mbaye, João Reis, Heinz Mörschel, Pedro Ramos, Vivaldo Semedo e Damien Loppy).
Treinador: Simón Lamas.
Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Uros Milovanovic (6), Nkanyiso Shinga (58), Miguel Pires (72), Anthony Correia (87) e Vivaldo Semedo (88)
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.