Depois de uma vitória e um empate nas duas primeiras jornadas, o Sporting B somou a primeira derrota na fase de subida da Liga 3. Em sentido contrário, o Belenenses ganhou pela primeira vez e colou-se, à condição, ao grupo dos líderes.

A turma de João Nuno adiantou-se no marcador logo no terceiro minuto de jogo por intermédio do defesa central Afonso Pinto que subiu à área contrária para emendar um primeiro remate de Nuno Tomás ao poste, na sequência de um livre indireto.

Os leões de João Pereira entraram praticamente em desvantagem e sofreram novo golpe ainda antes do intervalo. Aos 37', após consultar o VAR, o árbitro da partida expulsou o extremo Luís Gomes por alegada agressão a Cuca, capitão do Belenenses.

Apesar da desvantagem numérica, os jovens leões chegaram ao empate pouco depois da hora de jogo, graças a um penálti. Afonso Pinto, autor do primeiro golo dos azuis, travou Rafael Nel dentro da área depois de ter sido ultrapassado e na marcação do castigo máximo, Flávio Gonçalves igualou as contas.

Quando se pensaria que a turma de João Pereira iria embalar para a vitória, o cinismo azul acabaria por voltar a dar frutos nos últimos dez minutos. Aos 84' Rodrigo Pereira colocou o Belenenses na frente com uma cabeçada colocada e, já na compensação, Diogo Leitão confirmou a superioridade da equipa orientada por João Nuno.

Superioridade poveira ultrapassa 'traição'

O Atlético continua sem vencer na fase de subida da Liga 3. A equipa de Alcântara, que entrou em campo na Póvoa de Varzim com dois pontos, ficou em desvantagem a meio da primeira parte, depois de um grande golo de Angel Gomes. O venezuelano marcou o primeiro golo da época com um virtuoso remate em jeito de pé esquerdo de fora da área.

A turma de Vítor Paneira cresceu com o golo marcado e só não alargou a vantagem na primeira parte, porque o VAR anulou o remate certeiro de Ivanildo Nhaga (36') por fora-de-jogo do avançado. Quem não marca sofre e o Atlético chegou ao empate por intermédio de Joãozinho, que representou o Varzim na temporada passada. O extremo pediu desculpa depois de ter emendado para dentro da baliza um cruzamento de Elias Franco.

No segundo tempo, o Varzim decidiu a questão graças a um cabeceamento potente de Moshood, na resposta ideial ao cruzamento de Armando Lopes. Até ao final do jogo o Atlético tentou responder sem sucesso, seguido no último lugar da fase de subida.