A temporada de NASCAR de 2025 está prestes a começar com uma mudança significativa nas regras, destinada a abordar uma das políticas mais controversas dos últimos anos: a Política de Veículos Danificados (DVP). Introduzida em 2017 para agilizar a gestão das corridas, a DVP enfrentou críticas intensas após vários incidentes de grande destaque em 2024, incluindo um acidente com 28 carros em Talladega que terminou com a corrida de Chase Elliott. Agora, a NASCAR atualizou a regra, recebendo elogios de pilotos, equipas e fãs.
O que há de novo na DVP?
De acordo com a DVP anterior, as equipas tinham apenas sete minutos na zona de boxes para reparar veículos danificados. Se os reparos exigissem uma ida à garagem, o carro era automaticamente desqualificado da corrida, levando à frustração de pilotos e equipas que sentiam que estavam a ser afastados de forma injusta.
A atualização de 2025 introduz uma mudança importante: as equipas agora podem reparar os seus carros na garagem sem serem desqualificadas, embora o cronómetro de sete minutos ainda se aplique aos reparos na zona de boxes. Esta mudança permite que as equipas regressem à corrida após completarem os reparos na garagem, dando-lhes uma oportunidade de lutar para voltar ao pelotão.
Chase Elliott e Ryan Blaney: Catalisadores de Mudança
A mudança de regra surge como uma resposta direta a incidentes que suscitaram críticas generalizadas, incluindo o famoso DNF de Chase Elliott em Talladega. Apanhado numa colisão de 28 carros, Elliott sofreu um furo e foi rebocado para a garagem, terminando a sua corrida devido às antigas restrições do DVP. Frustrado, Elliott expressou o seu desagrado:
“É lamentável que, se tiveres furos, isso te impeça de ir a algum lado sem ajuda… Estás apenas à mercê dos trabalhadores da pista nesse momento.”
Elliott não estava sozinho nas suas críticas. Durante a corrida de playoff de 2024 em Watkins Glen, Ryan Blaney também foi forçado a sair após danos no início da corrida. Blaney, o campeão da Série Cup de 2023, criticou a regra:
“Dêem-nos uma chance de consertar. Como é que vão decidir se estamos acabados ou não?”
As suas vozes, combinadas com a frustração crescente em todo o paddock, levaram a NASCAR a reavaliar a política.
Reações das Equipas: Uma Mudança Bem-Vinda
O DVP atualizado foi bem recebido pelas equipas e chefes de equipa, que o veem como um passo em direção a uma competição mais justa. O insider da NASCAR, Jordan Bianchi, partilhou algumas ideias no The Teardown Podcast, afirmando:
“Isto parece muito mais direto… As equipas gostam de não ter de trazer cartões de falha com tanta frequência.”
Permitir que as equipas reparem veículos na garagem não só reduz desperdícios, mas também garante que as corridas não sejam decididas prematuramente por tecnicalidades.
Uma Nova Era de Retornos?
A alteração da regra abre a porta para recuperações dramáticas. Os pilotos que enfrentam contratempos precoces agora têm uma chance de lutar para retornar à corrida, navegar pelo pelotão e lutar por pontos ou até mesmo pela vitória. Para Chase Elliott, que tem sido atormentado pela má sorte, esta regra pode proporcionar a oportunidade de que ele tanto precisa.
Jordan Bianchi expressou otimismo sobre o impacto na competição:
“Isto permitirá que as equipas façam um retorno à corrida e precisarão navegar pelo pelotão para ultrapassar e igualar os tempos de volta de outros pilotos.”
O que vem a seguir para a NASCAR?
A atualização do DVP é apenas uma das várias mudanças que a NASCAR introduziu antes da temporada de 2025. Embora os detalhes sobre ajustes adicionais permaneçam em segredo, o foco é claro: melhorar a competição, aumentar a justiça e atender ao feedback de pilotos e equipas.
Perspectivas: O Novo DVP Nivelará o Campo de Jogo?
Para pilotos como Chase Elliott e Ryan Blaney, o DVP revisto pode ser um divisor de águas, permitindo-lhes capitalizar sobre a sua habilidade e resiliência em vez de serem sidelined por regras rígidas. Com a Daytona 500 à vista, todos os olhares estarão postos em como a política atualizada se desenrola no maior palco da NASCAR.
A temporada de 2025 promete novas oportunidades, otimismo renovado e uma chance de redenção para os pilotos que sentiram o peso da má sorte e políticas restritivas. Será que Elliott finalmente terá uma oportunidade, ou os deuses das corridas terão outros planos? Apenas o tempo dirá.