O Southampton acumulou apenas 10 pontos nas 31 jornadas disputadas nesta temporada da Premier League e tornou-se, matematicamente, a primeira equipa despromovida ao Championship. Algumas estatísticas sobre a época dos saints são verdadeiramente impressionantes e levantam uma questão incómoda: será o Southampton a pior equipa da história da primeira liga inglesa, pelo menos na era da Premier League?

Não é por acaso que o Southampton corre o risco de terminar a temporada com a menor pontuação da história do campeonato. O Derby County, com 11 pontos na época 2007/2008, detém o recorde, seguido do Sunderland (15 em 2005/2006), Huddersfield e Sheffield United (16 em 2018/2019 e 2023/2024, respetivamente). Os saints precisam de uma vitória ou pelo menos dois empates nas sete jornadas restantes para evitar este resultado negativo.

A equipa de Ivan Juric foi despromovida a 7 jornadas do fim, um marco negativo na Premier League. Até hoje, nenhuma equipa tinha caído para a segunda divisão com mais de 6 jornadas por disputar, de acordo com o The Athletic.

Após a derrota de hoje contra o Tottenham, por 1-3 em Londres, o Southampton tem um saldo de golos de -51, o mesmo que o Derby County tinha após 31 jornadas na temporada 2007/2008 e apenas um golo melhor do que o Sheffield United em 2023/2024, época que os "The Blades" terminaram com o maior número de golos sofridos da história do campeonato (no formato com 38 jornadas), 104!

Mais uma estatística infeliz: o Southampton tornou-se a terceira equipa na história da Premier League a perder 25 vezes nas primeiras 31 jornadas, depois do Sunderland em 2005/2006 e do Sheffield United em 2020/2021.

Nas primeiras 16 jornadas da temporada, a equipa de Mateus Fernandes foi liderada pelo treinador que a levou de volta à Premier League, Russell Martin. O seu estilo, baseado na posse de bola e construção de jogo a partir do guarda-redes, não funcionou ao nível da primeira liga, produzindo apenas 5 pontos.

Ivan Juric foi contratado para substituir Russell Martin, mas o seu registo é semelhante, 4 pontos em 14 jornadas. O décimo ponto foi conquistado sob o comando interino de Simon Rusk, num empate a zero com o Fulham na 17.ª jornada.

O Southampton enfrenta um final de temporada complicado, com jogos contra equipas como o Aston Villa, Manchester City, Everton e Arsenal. A esperança de conquistar alguns pontos reside nos duelos contra o Leicester e, quiçá, o Fulham, tendo em conta que jogam em casa contra os londrinos.