
São imensas as reações de pesar e tristeza desde o instante em que foi noticiada a morte de Aurélio Pereira, reconhecido pioneiro na área de formação e que, como coordenador da área no Sporting, descobriu lendas como Cristiano Ronaldo, Figo, Futre, Quaresma ou Nani.
Ninguém ficou indiferente ao desaparecimento, aos 77 anos, do grande mestre dos olheiros em Portugal (e no Mundo) e as redes sociais foram-se enchendo de mensagens desde a hora de almoço.
João Palhinha: «Hoje o futebol fica mais pobre com a sua despedida por tudo aquilo que ele representa e por infelizmente cada vez haverem menos “Sr.Aurélios”.»
Nani: «Obrigado por tudo. Foste um Grande amigo, um excelente ser humano, que me deu bons e importantes conselhos. Jamais esquecerei tudo o que aprendi contigo, amigo. Descansa em paz, Sr. Aurélio»
Paulo Sousa: «Com grande pesar, quero expressar as minhas mais sinceras condolências pelo falecimento de Aurélio Pereira.Tive o privilégio de ver, de perto, o impacto incrível que teve no Sporting CP e no futebol português. O seu trabalho não se limitou ao clube, mas em elevar o nível do futebol português como um todo, tornando-o mais competitivo e respeitado no cenário internacional. Foi um verdadeiro mentor, não apenas para os jogadores, mas para todos os que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. O seu legado perdurará, e a sua sabedoria e paixão pelo jogo continuarão a inspirar gerações futuras.Obrigado, Aurélio, descanse em paz.»
José Peseiro: «Partiu um amigo, Aurélio Pereira, uma figura inesquecível do Sporting CP e do futebol português.»
«Exemplo de pioneirismo»
Silas: «Hoje partiu uma das grandes referências do futebol português e em especial do Sporting CP. O senhor Aurélio Pereira foi um exemplo de pioneirismo na sua área, respeito, dedicação e paixão pelo jogo.Tive o privilégio de o ter como diretor nos meus tempos de jogador da formação e mais tarde, já como treinador da equipa principal. Teve o mesmo cuidado comigo enquanto treinador que teve enquanto eu era menino e jogador! Uma figura inigualável e inesquecível. Um verdadeiro senhor do futebol.Obrigado por tudo. O seu legado ficará para sempre. Descanse em paz»
«Meu pai irá recebê-lo com um grande abraço»
Tiago Fernandes: «Os verdadeiros conhecedores de futebol estão a partir, o céu está repleto de gente boa, deram me bons conselhos que são guardados e usados no dia a dia. Meu pai irá recebê-lo com um grande abraço. 2 Sportinguistas únicos, que colocaram o clube sempre acima dos seus interesses pessoais»
Leonel Pontes: «O senhor Aurélio Pereira foi uma fonte de inspiração para muitos e uma da pessoas mais importantes na minha carreira profissional. Alterou o meu destino, teve sempre uma palavra amiga e construtiva para muitas decisões na minha vida. Foi um verdadeiro mestre do futebol. Os meus sentimentos ao mister Carlos Pereira e a toda a família. Até um dia»
Carlos Queiroz: «Hoje é um dia irreparável para o Futebol Português, um dia muito duro para os Amigos e Profissionais ligados ao jogo e, certamente, um dia muito amargurado, infelizmente, para a Família. A quem dirijo, naturalmente, as minhas primeiras palavras sentidas e tristes pela perda de um Grande Homem e um Grande Senhor do Futebol.
Aurélio não foi só um dos maiores argutos e astutos observadores de talentos que jamais conheci em todo o Mundo, mas também um Profissional honesto e leal no (e ao) Futebol. Daqueles homens raros no jogo, que não mentem ao Futebol.A minha gratidão pela nossa longa amizade e companheirismo. A saudade, essa, será recordada, exaltando sempre a sua presença, o seu exemplo e sabedoria. Partilho publicamente o nosso segredo e código de Valor de excelência inquestionável e inequívoca, quando falávamos de talentos:- 'Este é um descarado'. Obrigado Aurélio e até sempre Amigo.»
SC Braga:
«O SC Braga recebeu com pesar a notícia do falecimento de Aurélio Pereira, nome de grande relevo na história do futebol português e exemplo a reter por uma longa carreira dedicada aos jovens jogadores e à valorização do talento. Apesar de adversário, une-nos a Aurélio Pereira a profunda crença no impacto de uma formação de qualidade enquanto fator diferenciador do futebol nacional e de igual modo nos surge a recordação da exímia mestria com que se entregou a esta causa ao longo de tantas e tantas décadas. O SC Braga evoca com saudade e presta o seu reconhecimento a Aurélio Pereira, enviando condolências a família e amigos, bem como ao seu clube de sempre, o Sporting CP, na certeza de que a sua partida representa uma perda para todo o futebol português.»
Rita Redshoes (cantora-compositora e sobrinha de Aurélio Pereira): «Querido tio, aprendi consigo que talento sem esforço vale de pouco, que os grandes têm os pés na terra e um sorriso aberto e humilde. Foi pai emprestado de muitos e tratava quem se cruzasse consigo por 'minha querida ou meu querido'. Partiu um visionário mas sobretudo partiu uma alma boa. Obrigada tio.»
Diogo Viana: «Os meus sentimentos para a família e obrigado por tudo o que fez por mim. Descanse em paz, meu amigo. O futebol está de luto.»
Oceano Cruz: «Não é a fotografia com mais qualidade, mas é com a melhor das intenções que deixo aqui a minha singela homenagem ao Aurélio Pereira. Ao homem que descobriu os maiores talentos do futebol português nos últimos anos e que vai, sem dúvida, deixar muitas saudades e um legado que a todos nos orgulha.»
Adrien Silva: «Sr. Aurélio , um senhor com um dom para descobrir talentos, mas o quotidiano foi onde teve um impacto tremendo em mim e em muitos de nós durante o percurso! Sempre com uma palavra amiga, motivadora ou de puxão de orelhas. Nunca me esquecerei desta frase que me pediu para fixar no espelho para que pudesse ver todas as manhãs ao acordar… “ o futuro pertence-te “ obrigado por tudo o que fez por nós e para o futebol. O seu legado nunca será esquecido! Descanse em paz»
Augusto Inácio: «Hoje é um dia triste para todos os Sportinguistas. Morreu Aurélio Pereira, um homem que deu muito ao clube e ao futebol Português.As minhas condolências à família, um abraço especial ao seu irmão Carlos Pereira e ao Sporting Clube de Portugal.»
Abel Ferreira: «Guardo no coração todos os ensinamentos que, de forma tão generosa e com amizade, me passou! Obrigado, Sr. Aurélio Pereira! Descanse em paz.»
O treinador do Palmeiras citou ainda Saint-Exupéry: «Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»
Carlos Carvalhal: «Partiu um Grande... Enorme!»
Jorge Cadete: «Um dia de fevereiro de 1984 o falecido Sr. Coimbra, diretor da Associação Académica de Santarém, conseguiu agendar para que fosse fazer um treino com a equipa de juvenis (sub-17) do Sporting... sendo eu (sub-15) da Associação Académica de Santarém... No final do treino no antigo pelado de alvalade o Sr. Aurélio Pereira disse para passar no departamento de futebol juvenil para assinar contrato.... Decorria a época de 83/84 no distrital de Santarém em que em 18 jogos marquei 43 golos. Obrigado por tudo que me trasmitiste sobre os valores do Sporting e como os valores de um ser humano. Foste meu treinador... Meu padrinho no Sporting e fora do meio futebolístico! As minhas condolências a família. Descansa em paz!»
(em atualização)