
A AF Porto realizou na tarde deste sábado, no auditório do ISEP, no Porto, a entrega dos diplomas e placas de certificação referentes à época 2023/24, na qual foram certificados 221 clubes na qualidade de entidades formadoras. Antes da cerimónia, o presidente José Neves destacou, em declarações aos jornalistas, a satisfação e a vontade de continuar a aumento o número de clubes certificados.
"É determinante que dos 514 clubes que hoje compõem a AF Porto, 221 estão certificados. Esta época vieram ao processo cerca de 300 e provavelmente na próxima temporada teremos cerca 300 clubes certificados. Isto significa, para nós, ética e conhecimento relativamente aos nossos clubes. O ideial e o nosso objetivo é que cada clube tenha uma certificação. É para lá que caminhamos. Trabalhamos no presente, tendo em vista a escala do futuro", disse o líder da AF Porto.
José Neves aproveitou também para deixar algumas palavras a Pedro Proença, novo presidente da FPF, que marcou presença no evento, e sublinhar a solidez da relação com o organismo máximo do futebol português. "Temos uma relação de proximidade com a FPF e, neste caso, com o presidente Pedro Proença. Habituou-nos na Liga a falar em 'unir o futebol' e em 'um só futebol'. É isso que estamos a implementar na AF Porto, da base até ao topo da pirâmide, um só futebol", atirou.
Finalmente, o dirigente abordou também o impacto do FC Porto na maior associação de futebol do país. "É extramemente importante ter um clube com o FC Porto na AF Porto. É um clube de referência, classificado com cinco estrelas, com muita proximidade com a AF Porto e que trouxe agora o Futsal e Futebol Feminino, dois pilares muito importantes para o crescimento do FC Porto e da AF Porto, que já conta com mais de 46 mil atletas. É uma grandiosidade imensa", concluiu.
Recorde-se que, em 2022/23, tinham sido 185 os clubes a receber certificação na AF Porto.