Com a primeira volta a terminar, começa a aquecer a luta pela despromoção. Em Vila das Aves, AFS e Estrela da Amadora encontram-se para tentar fugir aos lugares mais abaixo da tabela, objetivo claro das duas formações.

A fuga pela zona vermelha da tabela tem estado bem acesa. São apenas quatro os pontos que separam o último classificado do décimo segundo, registando-se sete equipas no imbróglio final da Liga Portuguesa. As duas equipas que se defrontam nesta 16ª jornada encontram-se nessa molhada, pelo que uma vitória - para qualquer um dos lados - pode significar um pouco mais de fulgor nos lugares de permanência.

As duas equipas têm alguns pontos convergentes, sendo que um deles é já terem mudado de treinador no decorrer desta temporada. Daniel Ramos rendeu Vítor Campelos depois da 11ª jornada, enquanto José Faria assumiu a cadeira de Filipe Martins à sétima jornada.

Com Daniel Ramos ao leme, o AFS ainda não conseguiu vencer qualquer jogo. Apesar da incapacidade de sair vitorioso, Daniel Ramos apenas perdeu com o SC Braga e já empatou com o Benfica, sendo que os empates diante de Boavista e Casa Pia fora de portas não podem ser considerados maus de todo para os avenses. Em casa, diante de uma equipa do mesmo patamar, pode haver uma estreia a vencer do técnico vilacondense.

Do lado dos tricolores, o mote é inverter o ciclo muito negativo fora de portas. Em sete jogos fora do José Gomes, o Estrela soma apenas um ponto - na primeira jornada, diante do SC Braga. Apesar do momento fora ser negativo, o Estrela venceu três dos últimos cinco jogos, todos diante de equipas com um nível equivalente ao seu.

Com modelos similares - esquema em 3-4-3, a privilegiar a transição ofensiva -, as duas equipas podem-se anular em muitas zonas do campo, levando a vantagem quem conseguir encontrar e atacar da melhor forma os espaços vazios.

Numa partida que se prevê equilibrada, quem levará a melhor?