A Honda está a atravessar provavelmente aquele que é o seu pior momento no MotoGP e prova disso são os resultados obtidos durante 2024 e 2023, e até que ponto a COVID-19 tem algum peso pelo atual momento, Alberto Puig considera que sim mas que existem outros fatores, sublinhando a evolução tecnológia na europa durante esse período.

O Team Manager da Honda foi questionado pelo Motorsport sobre se a pandemia teve algum peso no atraso dos fabricantes europeus face aos japoneses, com este a esclarecer que houve muitos outros fatores envolvidos: ‘É difícil apontar um único fator, mas é verdade que a tecnologia na Europa melhorou muito nos últimos tempos, e em todas as áreas da moto. Nós só temos duas rodas, não quatro, por isso temos de ser muito precisos’.

E explicou como apenas um detalhe pode levar depois a uma perda que, no final, se torna significativa, e acrescentando que efetivamente houve uma perda maior para as fabricantes japonesas em geral (como se viu também como a Yamaha):

– Se se perde um dos elementos, com todos os sistemas eletrónicos que foram implementados, não se consegue ter performance. Os europeus deram um passo em frente em todas as áreas da moto, mas também é verdade que as marcas japonesas provavelmente sofreram mais com o COVID, porque os técnicos não foram para o Japão.