A Pertamina Enduro VR46 Racing Team teve ontem a apresentação da sua equipa para a época de 2025 do MotoGP, mas até que ponto conhece ambos os pilotos no que aos seus dados estatísticos dizem respeito na categoria?

Vamos por partes: Morbidelli tem 30 anos (faz 31 no final de 2025) e vai para a sua oitava época no MotoGP, enquanto DiGia é quatro anos mais novo (faz 27 em outubro) e segue para a sua quarta época na categoria.

Olhando para os resultados conseguidos por ambos, não é de estranhar que Morbidelli leve vantagem o quanto mais não seja por ter o dobro das épocas do italiano ao mais alto nível do motociclismo, e foi até vice-campeão do mundo na categoria em 2019 – no seu segundo ano, mas o próximo ano promete ser apaixonante até porque DiGia vai ter à sua disposição a Desmosedici GP25, sendo o único além dos pilotos de fábrica a ter uma à sua disposição, num equipamento exatamente igual ao de Pecco Bagnaia e Marc Márquez.

Num lado a lado Morbidelli conta com três corridas ganhas até ao momento, contra «apenas» uma do #49, e a estatística joga novamente a favor do italiano, três vezes mais, quando se olha para o número de pódios conseguidos: seis contra dois.

Ainda assim ambos procuram o primeiro título na categoria e na verdade a «aposta» da Ducati parece estar em Digia, com o fornecimento da GP25, enquanto Morbidelli, com a versão do ano passado parte longe dos favoritos mas o final de época de 2024 mostrou um #21 mais competitivo, depois de um início de época lento, onde teve de começar a «correr atrás do prejuízo», depois de se ter lesionado na pré-época com gravidade.

E você em quem coloca, entre os dois, a sua aposta para acabar melhor classificado?