Não há como negar que o caminho da Honda para a sua recuperação no MotoGP é difícil, longo e pode levar à perda de motivação mas Alberto Puig garantiu que a fabricante está a perceber gradualmente o que fazer e a melhorar, ainda que na realidade os resultados não se vejam. O foco e vontade e melhorar, deixa claro, existe na plenitude.

O Team Manager da equipa de Joan Mir e Luca Marini falou sobre o atualmente momento ao site oficial do campeonato: ‘Não tem sido fácil, claramente os resultados não são os que queremos. Tem sido um ano em que a primeira metade da época tentámos muitas muitas coisas, muitas soluções, enquanto na segunda tínhamos – mais ou menos – alguma ideia do que pode funcionar ou não. Fizemos algumas melhorias, não tantas quanto gostaríamos mas melhorámos, e estamos em constante procura sobre como preparar a moto para o próximo ano’.

Ainda que na prática a evolução não se note em pista, a estrutura está a dar passos em frente, e o foco e crença nos melhores resultados não desapareceu:

– Ainda não conseguimos os resultados que procuramos mas do ponto de vista da engenharia, estão a perceber cada vez mais sobre como operar, para onde ir e sobre o que temos de fazer, o que é muito importante, mas provavelmente demora tempo até que os resultados se vejam na realidade e no papel. Nunca perdemos, honestamente, a nossa volta de recuperar. É o desejo e vontade que te leva a continuar ainda que claramente estejamos atrasados, é um facto.