Alex Lowes vai arrancar da pole position na primeira corrida e na corrida Superpole do Mundial de Superbike em Magny-Cours, depois de ter sido o mais veloz na Superpole esta manhã. É a primeira pole position da Kawasaki desde a ronda de Portimão do ano passado. Ivo Lopes arrancará de 22.º e último.

Desde o início de uma Superpole chuvosa que Lowes se mostrou como um dos mais velozes, mas também outros pilotos chegaram a liderar: Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team/Ducati), Michael van der Mark (ROKiT BMW), Scott Redding (Bonovo Action BMW) e Nicolò Bulega.

O italiano da Aruba.it Ducati estava no topo da classificação quando Lowes fez o tempo que lhe valeu a pole position: 1m51,946s. Bulega ficou a 0,772s e sofreu uma queda na mesma altura que o impediu de melhorar. Redding foi terceiro, na frente do colega de equipa Garrett Gerloff.

Apesar da ausência de Toprak Razgatlioglu por lesão devido ao acidente no segundo treino livre, a BMW está muito forte em Magny-Cours, como prova também o quinto lugar de van der Mark na Superpole.

Xavi Vierge (Team HRC) surpreendeu com o sexto tempo, Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) foi oitavo, e Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) não foi além de 17.º. Quatro pilotos fizeram tempos superiores a 105 por cento da volta mais rápida, incluindo Iker Lecuona (Team HRC) e Lopes. O luso da Petronas MIE Racing Honda acabou em último a 10,290s de Lowes. Apesar de isso os deixar não qualificados, todos foram autorizados a alinhar na corrida, tendo em conta as prestações nos treinos livres.

Resultados: