A cimeira da ONU sobre o clima (COP29) que decorre no Azerbaijão promoveu uma declaração para inverter as emissões de metano provenientes dos resíduos orgânicos, responsáveis por cerca de 20% das emissões do gás.
Vinte e cinco países, a maioria dos quais ricos, comprometeram-se hoje na COP29 a não abrir mais centrais elétricas a carvão, na esperança de levar outras nações a trabalharem para o fim da utilização do combustível fóssil.
Incêndios registados no Brasil entre janeiro e outubro deste ano devastaram 27,6 milhões de hectares, uma área 119% maior do que o total queimado no mesmo período do ano passado, segundo o Monitor do Fogo da organização MapBiomas.
A eurodeputada portuguesa Lídia Pereira defendeu hoje que são necessários “mecanismos para assegurar que poluir vai sair caro” e que investir na transição energética é lucrativo.
O Ministério do Ambiente e Energia diz ser impossível estimar com rigor se em 2024 haverá aumento de emissões, mas salienta que os dados indicam uma tendência de redução para 2023.
Novos dados governamentais mostram que os suecos são os primeiros no mundo a tornarem-se Livres de Fumo, com apenas 4,5% de adultos nascidos na Suécia a fumar.
O presidente Cooperativa de Pesca do arquipélago da Madeira (Coopesca) apelou ontem ao fim da proibição da captura de atum além das duas milhas náuticas, nas Ilhas Selvagens, argumentado que, sendo uma pesca artesanal, não impacta negativamente a reserva marítima.
A Assembleia Municipal de Lisboa decidiu ontem recomendar à câmara que assuma como prioridade a ampliação da área do Parque Florestal de Monsanto, através da criação de corredores verdes e da renaturalização de espaços na sua envolvente.
O Conselho da União Europeia (UE) aceitou hoje adiar por um ano a entrada em vigor da lei contra a desflorestação mas recuou-se adotar emendas, como a que criava a categoria de país ‘sem risco’.
O fundo internacional para o clima Mitigation Action Facility (MAF) doou 18,6 milhões de euros para a iniciativa moçambicana que visa a construção de infraestruturas sustentáveis para o tratamento de resíduos no país, anunciou hoje o Governo.
O número de crianças afetadas por ondas de calor e inundações extremas aumentará oito vezes entre 2050 e 2059, segundo um relatório hoje publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveram um sistema de lubrificação sustentável que melhora consideravelmente a resistência ao desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse ontem que a falta de progressos na transição energética e na reflorestação são “a maior ameaça à existência da humanidade”.
Portugal piorou em matéria de desempenho climático e desceu duas posições num índice anual, ainda que continue na lista dos países mais bem classificados.
A associação ambientalista Zero defendeu hoje que Portugal tem de aumentar os esforços na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor dos transportes, que podem ser fator de aumento das emissões este ano.
Uma equipa de químicos da universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, descobriu como transformar certos plásticos em sabões, detergentes, lubrificantes e outros produtos, o que poderá ajudar a resolver o problema da poluição por plástico.
O Observatório do Mar dos Açores (OMA) está a desenvolver um programa educativo “único” de literacia para o mar, que já atingiu mais de 125 mil crianças em idade escolar na ilha do Faial, ao longo dos últimos 12 anos.
Ativistas da Greenpeace colocaram na segunda-feira objetos de um tornado na África do Sul em frente à sede da TotalEnergies, em Paris, exigindo a tributação dos gigantes do petróleo e do gás em benefício do fundo para desastres climáticos.
A Câmara de Faro vai atribuir em hasta pública três licenças para operadores de trotinetes e bicicletas elétricas de uso partilhado, por um período de dois anos até ao limite de quatro anos, foi hoje anunciado.
Os líderes de Governo e chefes de Estado do grupo G20 prometeram hoje unir esforços em prol de uma “mobilização global contra as alterações climáticas”.
"Falar de saneamento e perceber a sua importância para o ambiente, para o bem-estar e saúde pública é, também, um direito e um dever de todos nós, uma vez que a interação com a água é permanente e essencial".