Mais do que as corridas que fecharão a época de MotoGP, o GP Solidário de Barcelona será um evento solidário tal como o nome indica – substituindo o GP de Valência que teve de ser cancelado devido à tempestade Dana.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) destacou a vertente solidária desta ronda, que ficará marcada por várias iniciativas na ajuda às populações afetadas pela catástrofe na região de Valência:

Ver as cheias em Valência foi horrível, e o rescaldo é devastador para tantos. Só no paddock conhecemos várias pessoas que vivem nessa região, e claro que também competimos lá anualmente, por isso o desastre atinge-nos perto de casa. Claro que os nossos pensamentos têm estado com os afetados ao longo das últimas semanas, mas é ainda melhor que agora tenhamos a oportunidade de ajudar ativamente através deste GP Solidário. #RacingForValencia [Competir por Valência] é uma ótima iniciativa do MotoGP.

O campeão do mundo de 2021 acrescentou: ‘Almejamos a entreter os adeptos, angariar fundos para as pessoas afetadas pelas cheias, e terminar a época de 2024 da forma certa, para que todos os adeptos de MotoGP possam ter uma sensação de encerramento antes de começarmos os testes de 2025 em Barcelona na terça-feira’.