As corridas principais do Mundial de Superbike em Phillip Island serão flag-to-flag, com troca de pneus obrigatória. Uma decisão criticada por Álvaro Bautista depois dos testes no mesmo circuito.

O espanhol da Aruba.it Ducati afirmou, citado pelo GPOne.com, que os pneus fornecidos aguentariam a distância completa sem necessidade de troca: ‘Vimos que, com os pneus trazidos para aqui pela Pirelli, já não é como no ano passado, e podemos fazer a corrida toda’.

A decisão de obrigar a uma troca de pneus foi tomada por motivos de segurança, tendo em conta as características do asfalto e do traçado que dificultam a tarefa dos pneus. Mas Bautista considera que uma corrida flag-to-flag tem igualmente riscos:

Penso que flag-to-flag é muito perigoso, porque tens de reentrar na via das boxes e, aqui, a entrada e a via das boxes em si são muito estreitas. Depois do asfalto, há cimento, e há muitos pilotos e mecânicos a trabalharem nas motos. Portanto, foi normal no ano passado, porque havia uma situação de risco, mas acho que parar nas boxes este ano é mais perigoso. Falando de segurança, penso que seria mais seguro ter só uma corrida com a distância normal do que parar nas boxes.