A fase de grupos da EHF European League caminha a passos largos para o seu final, sendo que os conjuntos lusitanos continuam a lutar pela qualificação para a próxima fase da competição. FC Porto e Benfica vão entrar em ação durante esta terça-feira: diante do MT Melsungen (Alemanha) e Kadetten Schaffhausen (Suíça), respetivamente.

Os dragões, que acrescentaram mais uma vitória ao seu trajeto, em casa do Vitória SC, em Guimarães, viajaram para a Alemanha com algumas incertezas, uma vez que Diogo Oliveira (saiu lesionado) e Rui Silva (já estava lesionado) são dores de cabeça para Magnus Andersson, técnico sueco que conta com os serviços de Miguel Oliveira, uma das opções para a posição de central.

Tendo em conta o adversário que vão ter pela frente, a tarefa ficou (ainda) mais complicada. Os alemães, que contam com algumas caras conhecidas do andebol português - Alexandre Cavalcanti ou Rogério Moraes -, são um dos conjuntos em melhor forma no panaroma internacional, sendo que a vitória no passado fim-de-semana demonstra isso mesmo: 31-23 diante do... SC Magdeburg. Primeiro lugar da Liqui Moly Handball-Bundesliga, pois claro.

O Benfica, por sua vez, joga perante os seus adeptos no Pavilhão Nº2 da Luz. Um empate ou uma vitória garantem matematicamente o apuramento para a Main Round da EHF European League, depois de arrecadarem quatro desfechos positivos nesta prova europeia, demonstrando todo o seu poderio além-fronteiras.

Agora, o Kadetten Schaffhausen, da Suíça, desloca-se até à capital portuguesa para tentar colocar um travão no bom momento de forma encarnado. Os helvéticos, que também estão no topo da classificação no que toca à NLA Handball League, dificultaram a tarefa às águias na primeira rodada de jogos (perderam por um golo: 25-26), sendo que a vitória é o objetivo primordial.

Protagonistas em discurso direto

Mamadou Diocou (FC Porto): «Temos de mudar o chip porque é uma competição diferente que exige um maior esforço. Devemos manter a boa dinâmica que apresentámos em Guimarães e seguir fiéis à nossa filosofia de jogo. Temos de continuar a fazer as coisas bem, sem cometer muitos erros no ataque, porque equipas como o MT Melsungen castigam-te sempre que falhares.»

Jota González (Benfica): «Na ronda anterior não conseguimos qualificarmo-nos e agora um empate ou uma vitória pode dar-nos a qualificação. Isso já seria um passo maior do que na temporada anterior e ficaremos muito contentes com essa situação. Temos de seguir a trabalhar como temos feito até agora. No jogo na Suíça ganhámos por um golo apenas (25-26). Sabemos que eles têm uma grande equipa e que não será uma partida fácil. Vamos lutar desde o primeiro minuto para tentar ganhar.»