Martín Anselmi, treinador do FC Porto em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv, após o empate com o Sporting, no clássico jogado no Estádio do Dragão.

«Queríamos ganhar e ficar com os três pontos. Mas a imagem da nossa equipa conseguiu ver-se no campo: lutámos até ao final. E a forma como competimos até ao final deixa-me muito contente. Se o jogo tivesse mais um minuto ou dois, talvez conseguíssemos os três pontos.» 

[FC Porto mostrou melhor imagem na 2.ª parte] 

«Sim. Na 1.ª parte, muitas vezes ficámos longe na pressão. Quisemos ajustar dois avançados com os centrais deles, mas depois o Alan [Varela] tinha de saltar ao médio centro, ficava longe e o interior conseguia soltar-se e sair com a bola. Mas na segunda parte, ficámos três contra três no meio, e com os laterais a percorrer as laterais e isso permitiu-nos controlar totalmente o jogo.» 

[Mostrou que adapta a equipa ao adversário e não ficar preso à tática] 

«Terminámos o jogo com dois centrais, dois médios e seis avançados. Primeiro tentámos mudar o perfil do lateral, colocando ali extremos. Depois, quando eles mudaram para 5-2-3, começámos a construir com quatro, soltando o Eustáquio. Mas a lesão do Alan obrigou-nos a mudar e terminámos com muitos jogadores de ataque. Temos de ir experimentado. O Pepê na 1.ª parte jogou como avançado, depois mais como médio, a jogar entrelinhas. É nessa construção da equipa que estamos a trabalhar.» 

[precisava mais tempo de treino?] 

«Não temos mais dias para trabalhar. Só tivemos quatro ou cinco treinos, os outros foram de recuperação. Mas fiquei feliz por experimentar o ambiente do Dragão, a apoiar-nos e por mostrarmos o que vai ser a nossa essência, de lutar até ao final. Porque essa é a essência do FC Porto.» 

[empate é melhor para o Sporting] 

«O campeonato é muito longo.»