A ANTEVISÃO: NORRIS BATEU NA Q3 E VERSTAPPEN BATEU PIASTRI POR 0,010 SEGUNDOS, CONQUISTANDO A POLE POSITION

O campeão voltou a fazer das dele. Após uns treinos livres que estavam a ser dominados pela McLaren (mas com uma vantagem demasiado grande para acreditar que haveria bastante margem de melhoria por parte das restantes equipas), Max Verstappen chegou à qualificação e levou a melhor por pouco. Na última volta da Q3 do GP Arábia Saudita, a vantagem foi de 0,010 segundos sobre Oscar Piastri, único McLaren no top-3.

Isto porque o outro carro papaia, conduzido por Lando Norris, acabou no muro durante a primeira volta rápida da Q3, após um erro no corretor da curva 4. O inglês, que já tinha falhado na Q3 no Bahrain na semana passada, vai tentar outra corrida de recuperação, atrás de carros supostamente mais lentos.

George Russell aproveitou o infortúnio do compatriota e colocou o Mercedes na terceira posição, a pouco mais de uma décima dos dois da frente. Mais longe ficaram os restantes, com Charles Leclerc em quarto e Kimi Antonelli em quinto. Carlos Sainz conseguiu um excelente sexto posto com o Williams, à frente do Ferrari de Lewis Hamilton (a meio segundo do colega de equipa) e do Red Bull de Yuki Tsunoda (a nove décimos do colega). Pierre Gasly foi nono com o Alpine, à frente de Norris.

Na Q2 do GP Arábia Saudita ficaram Alex Albon, que fez a sua volta do segundo segmento de qualificação mais cedo do que os restantes, numa estratégia questionável por parte da Williams, juntamente com Liam Lawson, Fernando Alonso, Isack Hadjar e Oliver Bearman.

Lance Stroll foi eliminado na Q1, ficando em 16.º lugar com o seu Aston Martin, batendo o Alpine de Jack Doohan, o Sauber de Nico Hulkenberg, o Haas de Esteban Ocon e o outro Sauber de Gabriel Bortoleto, último classificado.

Para a corrida de domingo, é esperado que a McLaren tenha vantagem sobre a concorrência no que toca a ritmo de corrida, embora Piastri deva ter mais facilidade em utilizá-lo do que Norris, uma vez que sai muito mais à frente. Ao contrário de Suzuka, é bastante menos difícil ultrapassar nesta pista do GP Arábia Saudita, o que dificulta o trabalho de Verstappen.

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – A McLaren parece estar mais forte e Verstappen conseguiu a pole position, mas a Mercedes conseguiu um bom resultado coletivo na qualificação do GP Arábia Saudita e está em boa posição para somar bons pontos no campeonato de construtores.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Carlos Sainz (Williams) – O piloto espanhol alcançou o seu primeiro grande resultado em qualificação este ano, com um sexto lugar. Numa pista com pouca degradação e com um carro rápido em linha reta, Sainz pode dar fortes dores de cabeça a carros mais rápidos no domingo.