Apenas duas das 25 futebolistas convocadas pela seleção feminina portuguesa para o duplo encontro frente ao Azerbaijão, da primeira ronda do playoff de acesso ao Euro'2025, têm valor de mercado igual ou superior a 100 mil euros.

De acordo com o Soccerdonna, portal do Transfermarkt especializado em transferências de futebol feminino, a avançada Kika Nazareth e a média Andreia Jacinto são as duas atletas mais valiosas ao dispor do selecionador Francisco Neto.

Para comparação, apenas 10 das 25 convocadas têm avaliação, fazendo um total de 580 mil euros, um valor distante dos 972 milhões de euros (ME) com que o Transfermarkt avaliava os últimos convocados masculinos pelo espanhol Roberto Martínez para a vitória na Polónia (3-1) e o empate na Escócia (0-0), em 12 e 15 de outubro, na terceira e quarta jornadas do Grupo A1 da Liga das Nações.

Nesse plantel, o valor de mercado mais baixo era de Ricardo Velho, guarda-redes do Farense, 18.º e último classificado da I Liga portuguesa, avaliado em cinco ME na estreia em trabalhos da seleção masculina.

Kika, de 21 anos, está avaliada em 125 mil euros, poucos meses depois de ter trocado o tetracampeão nacional Benfica pelo FC Barcelona, vencedor do campeonato espanhol há cinco temporadas consecutivas e das últimas duas edições da Liga dos Campeões.

Ao abandonar as águias por cerca de 500 mil euros fixos - que podem chegar aos 650 mil em bónus -, a avançada gerou a transação mais cara de sempre da modalidade em Portugal, mesmo saindo abaixo da cláusula rescisória, então de um ME.

Em geral, o montante envolvido num negócio real não deve ser equiparado à cotação de mercado, que, mesmo nos portais de maior credibilidade, é revista em baixa e depende de vários critérios individuais e contextuais, estando em constante atualização ao longo da época.

Kika Nazareth aumentou o elenco de jogadoras portuguesas a evoluir no país vizinho, ao qual tinha chegado no verão de 2022 Andreia Jacinto, recrutada pela Real Sociedad ao Sporting em fim de contrato e atualmente avaliada em 100 mil euros.

A também média Tatiana Pinto, com 80 mil euros, após ter sido contratada pelo Atlético  Madrid às inglesas do Brighton, e a defesa central Diana Gomes, há três épocas em Sevilha, com 35 mil, também jogam em Espanha e têm valorização no Soccerdonna.

O top 5 da lista é completado por Andreia Faria e Andreia Norton, ambas centrocampistas do Benfica, avaliadas em 60 mil e 50 mil euros, respetivamente, seguindo-se a lateral direita encarnada Catarina Amado, com 45 mil.

Já a central Ana Seiça, que findou contrato com o Benfica no final da época passada e assinou pelo Tigres, bicampeão em título do torneio de abertura da Liga mexicana, vale 40 mil euros, acima de duas ex-companheiras de equipa, a igualmente central Carole Costa, com 30 mil, e a guarda-redes Rute Costa, com 15 mil.

As restantes 15 futebolistas chamadas por Francisco Neto não têm valor de mercado atribuído, incluindo as sete cedidas pelo Sporting e as três do Sporting de Braga, numa convocatória que excluiu recentemente por lesão a avançada Jéssica Silva, avaliada em 60 mil euros, volvida a mudança do Benfica para o campeão norte-americano Gotham.

A cotação díspar entre os principais clubes nacionais deverá ser explicada pelas três idas seguidas das encarnadas à fase principal da Liga dos Campeões, de 2021/22 a 2023/24 - temporada na qual atingiram ineditamente os quartos de final -, enquanto as 'leoas' fizeram-no em 2017/18 e 2018/19 e as 'arsenalistas' em 2019/20.

O valor combinado de 580 mil euros de Portugal é o nono mais elevado entre as 28 seleções integradas da primeira fase do play-off de qualificação para o Euro2025, que apresentam um universo disforme de atletas cotadas no Soccerdonna, sob liderança destacada de Suécia, com 2,59 ME, e Noruega, com 2,51 ME.

A fasquia nacional fica mesmo atrás das duas jogadoras mundialmente mais valiosas da atualidade, que pertencem ao Barcelona: a média espanhola Aitana Bonmatí, vencedora da Bola de Ouro em 2023, com 750 mil euros, e a extremo norueguesa Caroline Graham Hansen, com 600 mil.

Portugal visita o Azerbaijão na sexta-feira, na Delga Arena, em Mardakan, às 16 horas locais (13 hora em Lisboa), na abertura do primeiro playoff de acesso ao Euro'2025, com a segunda mão prevista para 29 de outubro, a partir das 19H45, no Estádio do FC Vizela.

Caso derrotem as azeris, as lusas enfrentarão Bielorrússia ou República Checa na segunda e derradeira ronda dos play-offs, entre 27 de novembro e 03 de dezembro, tendo em vista uma das sete vagas disponíveis na fase final do principal torneio continental de seleções.

A 14.ª edição do Campeonato da Europa feminino decorre de 2 a 27 de julho de 2025, na Suíça, podendo proporcionar a terceira participação seguida de Portugal, que não passou da fase de grupos em 2017 e 2022.