*com Milene Proença

Ainda que vencer seja o objetivo máximo de todas as equipas no mundo do futebol, conseguir não perder revela-se muitas vezes determinante para que os clubes atinjam os seus objetivos. Chegar a dezembro sem qualquer desaire não é tarefa fácil, sendo que, neste momento, são três as equipas dos campeonatos nacionais em Portugal que ainda não conhecem o sabor da derrota nem o peso de não conseguir pontuar.

À entrada para a jornada 12 da Liga Portugal Betclic, o Sporting integrava este leque de equipas, mas um desaire em casa frente ao Santa Clara (0-1), na última jornada, fez com que os leões somassem a primeira derrota na competição- João Pereira estreou-se na Primeira Liga com um desaire.

Sob o comando de Ruben Amorim, o conjunto de Alvalade somava 11 vitórias em 11 jogos, 39 golos marcados e apenas cinco golos sofridos. No entanto, e apesar da derrota inesperada, o Sporting continua firme na primeira posição da tabela classificativa, com 33 pontos. O FC Porto segue com três pontos de desvantagem, ao passo que o Benfica, com menos um jogo, tem 28 pontos.

@Rogério Ferreira / Kapta+

Assim, nesta fase, apenas Tondela, SC Braga B e Leça podem gabar-se de ainda não terem perdido qualquer jogo.

Começando pela Liga Portugal 2 Meu Super, o CD Tondela segue invicto e é a única equipa da competição em questão que ainda não perdeu. Até ao momento, a formação liderada por Luís Pinto contabiliza sete triunfos e cinco empates.

O conjunto das beiras não entrou propriamente com o pé direito nesta temporada: os quatro primeiros jogos terminaram empatados, três deles com um resultado exatamente igual, 2-2 mais concretamente. A partir daí, os tondelenses carimbaram seis triunfos consecutivos- perderam apenas para a Taça-, sequência essa que foi quebrada pela igualdade frente ao Feirense, na 11ª jornada.

No último encontro, com o Paços de Ferreira, a vitória- a sétima esta temporada- voltou a sorrir ao Tondela. Mas calma... Apesar desta maré favorável e de o clube ocupar o primeiro lugar da tabela, esse é um território ameaçado pelo FC Penafiel. Os durienses estão na cola e seguem na segunda colocação, com menos um ponto.

@FPF

Descendo um pouco em termos de patamar competitivo, chegamos à Série A da Liga 3. O cenário é completamente diferente da Segunda Liga, isto na medida em que a única equipa sem derrotas, no caso o SC Braga B, ocupa o terceiro lugar.

Um misto de emoções para os minhotos, que, apesar de ainda não terem perdido, somam mais empates (sete) do que triunfos (cinco). Perante este cenário, a equipa de Custódio Castro segue a quatro pontos do líder Fafe, ao passo que o Amarante é o atual segundo classificado.

No Campeonato de Portugal encontra-se a última equipa invencível dos campeonatos nacionais. O Leça FC chega à 10ª jornada da série B com oito vitórias e apenas dois empates – curiosamente um após o outro (jornadas quatro e cinco). Desta forma, o conjunto de Filipe Mesquita é o único do campeonato em questão que não sabe o que é perder.

@Leça FC

Há cinco jogos consecutivos que os três pontos vão parar ao bolso dos leceiros, que neste momento são o melhor ataque e a melhor defesa desta série e têm seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o SC Salgueiros.

Ainda que não seja o foco da nossa análise, há 13 equipas dos campeonatos distritais que também ainda não perderam para os respetivos campeonatos (mínimo de dez jogos disputados): Baião, ADC Correlhã, At. Caminha, Avintes, Freamunde, Santa Iria, Ponte Frielas, U. Tires, SC Espinho, Odemirense, U. Torcatense, Ferreira do Zêzere, Vieirense e União da Serra.

Até quando durarão estas séries de invencibilidade?