
Terminou o mercado de inverno na liga portuguesa e o mesmo foi sinónimo de qualidade. Para as equipas portuguesas, a janela de transferências que abre em janeiro é tradicionalmente um período de incerteza, de ação ou até ambos em conjunto.
Existindo a possibilidade de vender algum dos seus melhores jogadores por um preço irrecusável, logo ter de se recorrer igualmente ao mercado para colmatar essa lacuna ou ter de gastar, no sentido de reforçar a equipa para se ficar com mais qualidade no plantel. Estas são realidades sempre presentes nos emblemas portugueses após o fim de ano.
Após o dia três de fevereiro, ficam nomes que após se envolverem em trocas de emblemas, deixam agora uma enorme expectativa quanto ao seu rendimento individual e acrescento às suas novas equipas.
7.

Beni Mukendi (22 anos, Casa Pia – Vitória SC, três milhões de euros) – O médio internacional angolano saiu cedo do seu país para vir para Portugal representar o Trofense, onde venceu um campeonato de Portugal na época de estreia (2020/21). O seu desempenho pela equipa da Trofa fez despertar o interesse da primeira liga, em particular o do Casa Pia, para onde se mudou em janeiro de 2023. Ao fim de dois anos, tendo sido um dos elementos mais preponderantes da equipa dos gansos (cinco assistências em 59 jogos), chama a atenção dos vitorianos de Guimarães. Os vimaranenses, obrigados a gastar após a saída de Manu Silva para o Benfica, a opção de mercado recaiu em Mukendi.
O médio tem um perfil a encaixar como uma luva no ADN do clube, como o próprio internacional angolano referiu no vídeo de apresentação: “Sou um lutador em campo, muito combativo. Dou tudo pela equipa”. Uma autoavaliação à qual se juntam as características de ser um elemento que procura lançar jogo na frente, ser portador de alguma técnica e ter visão de jogo, sem dúvida que tem tudo para pegar destaque no Vitória.
6.

André Luiz (22 anos, Estrela de Amadora – Rio Ave, 2,2 milhões de euros) – O extremo carioca que repartiu a sua formação entre o América RJ e o Flamengo, estreou-se em 2021 pelo emblema mengão. André Luiz obteve um rendimento interessante pelo Fla, nomeadamente pela equipa sub20 (17 golos e quatro assistências em 85 jogos) o que fez despertar o interesse do futebol português. No verão de 2023, saiu por empréstimo para o Estrela de Amadora onde obteve uma excelente prestação (quatro golos em 28 jogos). Uma situação que levou a que um ano depois, o emblema da Reboleira fosse desembolsar 600 mil euros no mercado de verão para garantir definitivamente os serviços do extremo carioca para 2024/25.
Bom a furar as defesas contrárias, algum faro de golo, com boa habilidade e bom drible, André Luiz teve uma preponderância na equipa do Estrela (dois golos e uma assistência em 13 jogos) que em janeiro levou, a norte, o Rio Ave a fazer uma proposta milionária para o levar para Vila do Conde. Tem tudo para ser um dos elementos que poderá ajudar os vilacondenses a melhorar os resultados e rendimento.
5.

Tomás Pérez (19 anos, Newell´s Old Boys – FC Porto, três milhões de euros) – Formado e estreado no futebol profissional pelo Newell´s Old Boys, Tomás Pérez estreou-se pelo emblema argentino em 2024 e representou-o até ao final do ano (um golo em 18 jogos).
Com um drible interessante, bom a buscar jogo atrás e a organizar, o jovem médio argentino chamou à atenção do FC Porto no seu pouco tempo de equipa principal nos la lepra. Com a sua presença no plantel azul e branco, Martín Anselmi pode utilizar o seu pupilo para colmatar a ausência definitiva de Nico González e sendo uma alternativa a Alan Varela ou Eustáquio.
4.

William Gomes (18 anos, São Paulo – FC Porto, nove milhões de euros) – Formado e estreado no futebol profissional pelo São Paulo, William Gomes estreou-se pelo emblema brasileiro em 2023 e representou-o por dois anos (quatro golos e uma assistência em 20 jogos).
Rápido, hábil com o esférico, com um bom drible e de remate fácil, o jovem extremo paulista chamou à atenção do FC Porto e foi contratado neste mercado de inverno. Com a sua presença no plantel azul e branco, Martín Anselmi pode utilizar William Gomes para colmatar a ausência definitiva de Wanderson Galeno e a fazer concorrência a Pepê, Rodrigo Mora e Gonçalo Borges.
3.

Biel Teixeira (23 anos, Bahia – Sporting CP, seis milhões de euros) – Com formação realizada no Fluminense, Biel Teixeira estreou-se pela equipa principal tricolor das laranjeiras em 2021 e onde aturara durante um ano (cinco golos e uma assistência em 47 jogos), até ser emprestado ao Grêmio até ao final de 2022 (cinco golos e seis assistências em 33 jogos). Após a passagem pelos dois emblemas, é transferido para o Bahia onde permanece por dois anos até despertar o interesse em Portugal.
No emblema tricolor de aço, o jovem extremo alcançou um rendimento interessante (17 golos e 18 assistências em 98 jogos), além de ter revelado uma relação íntima com a bola, técnica, boa visão de jogo e rapidez. Um perfil que captou à atenção do campeão português que o contrata. Apesar de ainda denotar alguma imaturidade futebolística, nomeadamente num continente que não o seu, Biel pode acrescentar mais peso ao ataque do Sporting, sendo uma opção para Rui Borges neste mercado para substituir Marcus Edwards ou rendendo extremos titulares aquando de problemas físicos.
2.

Bruma (30 anos, SC Braga – SL Benfica, 6,5 milhões de euros) – Experiente e com provas dadas, Bruma tem passagens por seis países. Após a formação e estreia em 2013 pela equipa principal do Sporting, o extremo originário da Guiné-Bissau transferiu-se para a Turquia. Ao serviço do Galatasaray por quatro anos, apenas com um empréstimo à Real Sociedad em 2015/16, Bruma teve um rendimento interessante (15 golos e seis assistências em 85 jogos) que fez despertar a cobiça da Bundesliga. Transferido para o Leipzig em 2017/18 por 15 milhões, o extremo foi um dos jogadores importantes no futebol dos die bullen durante duas épocas (10 golos e cinco assistências em 67 jogos). No verão de 2019, após uma quase ida para o FC Porto, Bruma assinou pelo PSV Eindhoven por 12 milhões. No emblema holandês, o extremo permaneceu por três anos, apenas com um empréstimo frutífero pelo meio no PAOK em 2020/21.
Depois de uma estadia relevante no PSV (15 golos e seis assistências em 81 jogos) e um breve regresso ao futebol turco, representando o Fenerbahçe, acaba por regressar ao futebol português em 2023, por empréstimo dos turcos ao SC Braga. A boa prestação nos guerreiros do Minho, leva à compra de Bruma por 6,55 milhões de euros. Com um perfil altamente tecnicista, de muita rapidez e com um remate excelente, foi nos dois anos na pedreira que o extremo conseguiu os melhores números da sua carreira (28 golos e 20 assistências em 90 jogos), o que levou ao interesse e compra por parte do Benfica. Agora ao serviço das águias, Bruma tem tudo para enriquecer as opções de Bruno Lage, com a sua experiência e qualidades.
1.

Manu Silva (23 anos, Vitória SC – SL Benfica, 12 milhões de euros) – Com a formação dividida entre o União de Lamas e Feirense, foi nos fogaceiros que Manu Silva se estreou na equipa principal em 2021. Após dois anos no Feirense e com um rendimento interessante (dois golos e três assistências em 34 jogos), foi de Guimarães que ouviu chamamento para voos maiores. Apesar de iniciar o percurso nos vimaranenses pela equipa B, em março de 2023, passado um mês estreava-se pela equipa principal em Famalicão e nunca mais olharia para trás. Entre a temporada total de 2023/24 e a primeira metade da atual edição do campeonato nacional, o jovem feirense além de ajudar o Vitória a obter bons resultados, alcançou um rendimento impressionante (seis golos e seis assistências em 57 jogos) e chamou a atenção do SL Benfica que o contratou neste mercado de inverno.
Sendo um jogador forte, bom a desarmar, rápido a sair e a recuperar, com qualidade de passe, disciplinado e goleador para a posição, as águias abriram os cordões à bolsa para o terem do seu lado. Apesar da lesão contraída na Luz frente ao Moreirense, sem dúvida que passará a ser uma opção relevante quando retornar às opções de Bruno Lage, para dar mais segurança e capacidade de transição ao meio-campo das águias.