
Nem foi preciso arriscar toda a gente, nem fazer um jogo particularmente difícil. O Barcelona é novamente líder da LaLiga após vitória por 3-0 frente ao Osasuna, em partida dominada de início a fim pelos blaugrana.
Lewandowski começou no banco, após somar 86 minutos nas pausa internacional. Raphinha, que jogou nos dois embates do Brasil, e Ronald Araújo, que fez parte da convocatória de Hansi Flick 48 horas após empatar a zeros com a Bolívia ao serviço do Uruguai, não saltaram do banco. Contudo, não foi apenas o técnico do Barça a promover poupanças: Vicente Moreno também escolheu deixar Ante Budimir, goleador da equipa, a descansar até à hora de jogo.
Passavam, então, 60 minutos de jogo quando o croata entrou em campo. Nessa altura, os visitantes haviam rematado... uma vez. O domínio do Barcelona era total. Se alguns internacionais foram poupados, Koundé, Frenkie de Jong, Pedri ou Lamine Yamal foram alguns dos que começaram de início e, no meio-campo, o neerlandês e o espanhol foram causando o caos. Na ausência do goleador polaco, foi Ferrán Torres que assumiu as tarefas do ponta de lança e, como tanto tem feito esta temporada, não desperdiçou os minutos que teve para faturar: De Jong recebeu à entrada da área, distribuiu na esquerda e Balde encontrou o compatriota que, na pequena área, abriu a contagem aos 11'. Nove minutos volvidos, Dani Olmo foi derrubado na área por Sergio Herrera, assumiu a grande penalidade e permitiu defesa, mas o lance foi repetido após Moncayola entrar na área. Na segunda oportunidade, Olmo não vacilou.
Tudo corria bem ao Barça, mas, à meia hora de jogo, Fermín López teve de entrar para o lugar de Dani Olmo, lesionado. Não foi por aí que os catalães perderam margem de domínio: se se perdeu o perfume do médio que saiu, ganhou-se em força e energia por parte do que entrou.
Foi o próprio Fermín, com liberdade na zona mais avançada do meio-campo, a dar origem ao fecho do resultado. Com um cruzamento perfeito, encontrou a cabeça de Lewandowski, que chegou ao 22.º golo na prova.
3-0 definido, jogo de enorme qualidade e missão cumprida para o Barcelona neste regresso ao futebol de clubes, agora de forma definitiva até ao final do campeonato. O Barça é, agora, líder isolado da La Liga, com mais três pontos que Real Madrid e sete que Atlético. O jogo em atraso da 27.ª jornada terminou com o melhor desfecho possível para os catalães, que puderam homenagear da melhor maneira Carles Miñarro, cuja morte havia levado ao adiamento deste encontro.