Novo mês, novo desaire. Após um atribulado mês de novembro - assumido pelo próprio Hans-Dieter Flick - e depois do empate registado frente ao Real Betis, o Barcelona voltou a escorregar, este domingo, e saiu derrotado (0-1) da receção ao aflito Leganés - em jogo a contar para a 17.ª jornada do campeonato.
Depois de uma pesada derrota frente à Real Sociedad - e face ao lugar que ocupa na tabela -, a turma visitante entrou determinada em agitar as águas e surpreender no reduto do atual líder do campeonato. Desta forma, os pupilos de Borja Jiménez precisaram apenas de quatro minutos para inaugurar o marcador.
Na sequência de um pontapé de canto - executado por Óscar Rodríguez -, o capitão Sergi González superiorizou-se à marcação direta, nas alturas, e cabeceou para o fundo das redes de Iñaki Peña, que nada pôde fazer para travar a investida do experiente central. Tornava-se, assim, espinhosa a missão dos culés.
Apesar da superioridade clara durante todo o duelo, o emblema da casa foi incapaz de encontrar o caminho para a baliza contrária. Tentativas, essas, não faltaram, mas faltou clarividência e assertividade no último terço a um perdulário Barcelona, faminto por anular a senda negativa de resultados.
Face ao desperdício anotado no último terço - e a uma defensiva sólida comandada por Marko Dmitrović -, o resultado não sofreu qualquer alteração até ao apito final. Com esta derrota, a formação de Barcelona somou o quinto jogo sem vencer, tendo em conta as últimas seis partidas, e pode ser ultrapassada por Real ou Atlético - ambos de Madrid - na próxima jornada. Já o Leganés conquistou três importantes pontos na sua longa travessia e subiu ao 15.º posto, com 18 pontos.