Benfica e FC Porto qualificaram-se, esta sexta-feira, para as meias-finais da Elite Cup em hóquei em patins, primeira competição oficial da temporada 2024/25, a decorrer no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Os dragões foram os primeiros a assegurar o apuramento, em jogo realizado durante a manhã, frente ao OC Barcelos, impondo-lhe surpreendente goleada de 6-1, depois de as equipas terem chegado ao intervalo empatadas 1-1.
Telmo Pinto e Tomás Mena, ambos com dois golos, e Gonçalo Alves e Hélder Nunes, com um tento cada, marcaram para o campeão nacional. O único golo dos barcelenses, finalistas vencidos da Liga dos Campeões na temporada transata, derrotados pelo Sporting, foi apontado por Luís Querido.
Os portistas defrontarão, nas meias-finais (sábado, 17.30 horas), a Oliveirense, que bateu o SC Tomar, por 5-1, no terceiro jogo dos quartos de final.
A formação de Oliveira de Azeméis, treinada por Nuno Resende, ex-técnico do Benfica, já vencia por 3-0 ao intervalo, após hat-trick de Facundo Navarro. Pedro Martins ainda reduziu aos seis minutos da segunda parte, mas Marc Sayo e Diogo Abreu selaram o triunfo e a qualificação da Oliveirense.
Benfica também empatava ao intervalo
Depois de FC Porto e OC Barcelos, foi a vez de Benfica e Riba d’Ave subirem ao rinque do Multiusos de Odivelas, para disputar a segunda partida dos quartos de final, duelo que teve semelhanças com o antecedente. Equilibrado até ao descanso, quando subsistia igualmente um empate, mas neste, a dois golos, mas na segunda parte, as águias, à imagem dos dragões, descolaram para um triunfo folgado por 6-2.
Os reforços dos encarnados João Rodrigues e Pau Bargalló estiveram em evidência, com o internacional português a faturar quatro golos e o craque da seleção espanhola a marcar um. O restante tento benfiquista foi da autoria de Gonçalo Pinto.
Franco Pósito e Rui Silva levaram o Riba d’Ave a recuperar de 0-2 para 2-2 entre os 10 e os 12 minutos da primeira metade do encontro.
O Benfica encontra nas meias-finais, no sábado (21h), o Sporting, que eliminou o Valongo, por 3-1, com 2-0 ao intervalo. Os leões adiantaram-se por João Souto, Toni Perez e Henrique Magalhães, e os valonguenses reduziram por João Almeida.