O Benfica vai enfrentar este domingo o Sporting para a jornada 16 da Primeira Liga. Bruno Lage já falou aos jornalistas.

Bruno Lage já fez a antevisão ao Sporting x Benfica, dérbi este que vai ser realizado este domingo às 20h30 no Estádio de Alvalade e a contar para a jornada 16 da Primeira Liga. O técnico das águias começou por dizer o seguinte:

«Temos as melhores expetativas. Sabemos que é um dérbi, da importância que tem para nós e para os nossos adeptos. Estamos preparados para fazer um grande jogo e vencer».

Bruno Lage falou sobre o que espera do Sporting e afirmou que todos os jogadores estão prontos para o jogo, à exceção de Tiago Gouveia, o que confirma que Fredrik Aursnes está disponível:

«Vamos estar à espera de três centrais, agora se serão declarados ou não, vamos ver. Preparámos o jogo da melhor forma, olhámos para a dinâmica própria do Sporting e também claro para a forma de ver o jogo do novo treinador. Vamos encontrar uma equipa que gosta de ter bola, vai querer pressionar alto e vamos encontrar características que temos vindo a ver. Um Gyokeres a atacar muito bem a profundidade, um Trincão a baixar em apoio, manter sempre a largura. Têm médios com enorme capacidade de construção para tentar ligar o jogo. Estamos todos prontos para o jogo, exceto o Tiago Gouveia».

Bruno Lage foi questionado sobre se o dérbi vale mais do que três pontos, viagens de Ángel Di María e Otamendi e ainda sobre as declarações de Jorge Mendes acerca de António Silva e a Juventus:

«Fez quase as perguntas todas da conferência… Vamos por partes. São três pontos, especialmente nesta altura do campeonato. Para nós são importantes, para o Sporting também. É como disse após o jogo com o Estoril. Queríamos passar o Natal em 1.º, queremos a passagem de ano e todas as festas em 1.º, mas a festa mais importante é no final».

Sobre as viagens à Argentina, Bruno Lage disse o seguinte:

«Quando sentimos que temos de dar folgas, damos. Depois do jogo, demos três dias de folga para os jogadores passarem o Natal em família. 24 e 25 já estava estabelecido. O dia a mais, nestas contas, foi o 26. Vamos para o oitavo jogo em dezembro, a jogar de três em três dias e decidimos que todos mereciam passar o Natal em família. Até porque, no dia 26, eu e a minha equipa técnica estivemos aqui a preparar o jogo com o Sporting de Rui Borges».

Bruno Lage garante que autorizou a viagem à Argentina:

«A segunda situação, a viagem à Argentina, foi autorizada por mim, que fique bem claro. É a gestão que tenho feito dos jogadores. Não me interessa o tempo. Interessa-me que, neste momento, eu tenho os jogadores disponíveis mentalmente e fisicamente para jogarem aquilo que têm jogado. Até foi curioso hoje o Record procurar um especialista de renome, que trabalhou no Real Madrid, para esclarecer publicamente que os jogadores estão bem para jogar. Não é que não soubéssemos, mas acho importante uma pessoa de renome esclarecer isso. Foi uma boa ideia», disse também.

Bruno Lage ressalta que vê os jogadores comprometidos e prossegue, defendendo a viagem à Argentina e a gestão dos jogadores:

«O que vejo dos jogadores? Vejo-os comprometidos com o trabalho, com a ambição enorme de ajudar o Benfica a vencer títulos. Se amanhã quiserem ligar um eventual resultado menos conseguido ao facto de dois jogadores terem viajado, cá estarei eu a dar o corpo às balas. Há quatro meses, disseram que o Nico tinha de sair, que não havia a hipótese de o manter. E que o Di María era um problema. O Di María no último jogo fez mais recuperação do que o Florentino, e o Nico tem feito exibições muito boas. Esta é a minha forma de gerir o grupo e sinto que somos uma família e que estamos com uma vontade enorme de jogar o jogo de amanhã».

Bruno Lage fala sobre o tema António Silva-Juventus:

«Para nós não é problema nenhum. Primeiro porque ninguém falou comigo, depois porque vejo o jogador completamente focado no Benfica. Ainda ontem trabalhámos várias posições específicas da posição dele e o atleta treinou motivado e focado. Muito determinado em ajudar o Benfica a ser campeão. Pelo que vejo, seria um empréstimo. Olho para os três centrais da mesma maneira. O Nico Otamendi tem mercado, o Tomás também, o António igual. No final da época, quem não tem contrato pode decidir o futuro, quem tem, tem de esperar pelas cláusulas. Há uma coisa que é certa. Quem quiser jogadores do Benfica, tem de vir com a carteira. E têm vindo com a carteira recheada. As coisas vão acontecer, e vão voltar a acontecer no futuro com o António ou com o Tomás.

«O que temos de valorizar, e isso sim não podemos vender, é o nosso centro de treino. E a forma como os jogadores evoluem para jogar na primeira equipa. Isso não podemos vender. O resto, em função do mercado, as equipas com um poderio enorme chegam aqui, pagam a cláusula e o jogador vai embora», completou.

Bruno Lage aborda diferenças entre Sporting de Ruben Amorim, Sporting de João Pereira e estilo jogo de Rui Borges:

«Mostrámos fotografias de posicionamentos semelhantes dos três. Há muitas semelhanças do Sporting de Ruben Amorim para o de João Pereira. Muitas vezes não defendia com cinco, o Vitória SC também defendia assim com o Rui. O importante é estarmos preparados para a nossa dinâmica, mas em termos de estratégia foi procurar um pouco isso. Posicionamentos semelhantes. Não interessa quem é favorito, interessa sentirmos que estamos prontos para um grande jogo».

Bruno Lage fala sobre Amdouni e de Pavlidis:

«Há muita gente a merecer jogar mais tempo, mas o mais importante é decidir a estratégia para cada jogo. Feliz o treinador que tem este plantel à disposição para tirar o melhor de cada um. A semana passada falávamos da crise, entretanto o Pavlidis marca um golo, o Amdouni dois, o Arthur acabou por não entrar. Estava um pouco tocado, preferimos dar mais algum tempo de recuperação. Não é a primeira vez que os três avançados marcam. Satisfeitos com o rendimento. Sentimos que podemos tirar muito mais deles e do plantel, é para isso que trabalhamos. E o Amdouni dá-nos essa possibilidade, de poder jogar com um ponta-de-lança, um avançado entrelinhas e até um avançado a procurar o jogo interior».

«O importante foi o que fizemos até aqui. Gosto de desafios. Sinto o Sporting forte, e quero é jogar contra equipas fortes. É o que os jogadores gostam e querem. Sentem ligeiramente a diferença antes destes desafios. Vamos defrontar uma grande equipa, um grande treinador, e estamos fortes para isso. Queremos que o jogo chegue o mais rápido possível».

Bruno Lage aborda estado físico de Fredrik Aursnes e Renato Sanches:

«O Fredrik está pronto. O Renato já está a treinar. O que queremos é ajudá-lo a ser o Renato Sanches que todos gostamos, que ambicionamos ter aqui. O Renato com alegria, com transporte, a jogar para a frente, com qualidade. Todos estão prontos, cabe-me depois decidir o onze e a convocatória».

Podes ver AQUI as principais declarações de Rui Borges em antevisão ao Sporting x Benfica.