A diferença entre as equipas esteve na eficácia?
“Foi visível e evidente. Até entrámos melhor no jogo, a seguir o Sporting cresce e, depois, penso que no nosso melhor momento da primeira parte sofremos um golo de um lançamento de linha lateral. O Sporting esteve ligeiramente melhor na primeira parte, depois falámos com os jogadores e acertámos a forma de pressionar, de alcançar espaços mais intermédios. A alteração também dos médios para termos mais bola e sermos agressivos com ela.
A segunda parte é nossa, com uma grande determinação. Se o golo tivesse chegado cedo, poderíamos vencer a partida pelo que foi na segunda parte. Eventualmente o resultado certo teria sido um empate, mas fica um sabor amargo pela forma como perdemos este jogo.”
Houve desconforto no jogo do Benfica?
“Não senti isso na reação à perda de bola, senti foi na forma como estávamos a criar jogo, tínhamos de ter mais controlo e sermos mais agressivos, termos uma melhor dinâmica nos nossos médios. Tentámos corrigir ao intervalo e penso que corrigimos.”
Surpreendeu-o a linha defensiva a quatro do Sporting?
“Não, foi aquilo que falámos ontem, acreditava que iam ser três centrais, mas, depois, um jogo assimétrico: tentar colocar um lateral na largura e o ala no outro e ter gente por outro. Acho que - acho não, tenho a certeza que foi isso que eu disse. Não nos surpreendeu, mas ao intervalo conseguimos fazer uns ajustes na forma como pressionámos.
Depois é de enaltecer a segunda parte que fizemos, ver o guarda-redes do Sporting a levar um cartão amarelo aos 60 minutos por retardar a reposição da bola revela a nossa determinação. Salvo erro, a oportunidade que o Sporting tem é já nos 10 minutos finais e isso revela o domínio do Benfica na segunda parte. É a isso que nos temos de agarrar neste momento, continuar a fazer a equipa crescer nesse sentido e fazermos mais disso que fizemos na segunda parte.”
O Benfica passou o Natal em 1.º, mas não passará o ano na liderança
“A forma como conversámos dentro do balneário, não vai ter impacto nenhum. Independentemente das festas, virão mais festas até final do campeonato. O nosso objetivo é sermos primeiros no final, vai ser uma liga muito disputada, ainda falta uma jornada para acabar esta primeira volta. As duas finais, em maio, serão com um dérbi e a jogar em Braga, isto vai ser disputado até ao fim. Acreditamos que estamos no bom caminho.”