O MotoGP é a classe rainha do motociclismo, tendo as motos mais avançadas tecnologicamente. No entanto, apesar de exigirem muito do ponto de vista físico aos pilotos, há quem considere que as múltiplas ajudas da eletrónica à aerodinâmica as tornaram demasiado fáceis de pilotar. Como por exemplo Casey Stoner.

Numa entrevista ao site GPOne.com, o antigo piloto afirmou: ‘Penso que é algo que está espalhado pelas corridas no geral, também está a acontecer no motocross, onde estamos a dizer que a 450 é demasiado difícil de pilotar e é demasiado grande e potente. É suposto que o desporto motorizado seja com os melhores pilotos na plataforma mais difícil de pilotar, e neste momento o MotoGP é demasiado fácil. Eles não têm controlo suficiente da moto. Os engenheiros estão a fazer uma diferença demasiado grande’.

O australiano está contra as asas e os dispositivos de holeshot e ajuste de altura, considerando que ‘estão a destruir as corridas’, além de considerar que ‘a moto de MotoGP é agora uma das motos mais fáceis de pilotar do mundo’. Confrontado com as recentes declarações de Andrea Iannone sobre a exigência física da moto de MotoGP, Stoner retorquiu:

Quando vais a meio da curva, para a saída, mais ou menos todos são o mesmo, têm todos eletrónica parecida, por isso a única maneira de fazer uma diferença é em travagem. Por causa dos dispositivos de ajuste de altura, chegas à curva muito mais veloz e a margem de erro é muito mais pequena. É por isto que vemos todos no limite sempre, e se cometeres um erro normalmente é uma grande queda.