O treinador César Peixoto reforçou a necessidade de melhorar a tomada de decisão e a finalização para que o Moreirense regresse às vitórias, numa altura em que se prepara para receber o Farense na 18.ª jornada da I Liga. O encontro, que marca o início da segunda volta do campeonato, está agendado para as 15h30 deste domingo, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Peixoto sublinhou a importância de iniciar a segunda volta com um triunfo, algo que seria positivo para o momento atual da equipa. «Seria muito bom começarmos a segunda volta com uma vitória. Fizemos um bom jogo contra o Gil Vicente, embora tenhamos sido infelizes, e queremos muito entrar com o pé direito. O Farense é uma equipa muito organizada, agressiva nas bolas paradas e forte nas transições. Temos de estar muito focados e evitar erros, porque os pontos estão mais caros nesta fase do campeonato. Nas últimas jornadas, as equipas do fundo da tabela têm somado pontos, e há um grande equilíbrio», afirmou.
O treinador reconheceu que o Moreirense, oitavo classificado com 22 pontos, não vence desde 5 de dezembro, quando derrotou o Sporting (2-1), e apontou áreas a melhorar para dar a volta a essa situação. «Criámos muitas situações dentro da área para finalizar, mas temos de crescer na tomada de decisão e na finalização. Temos de continuar coesos e compactos. Os erros individuais têm sido recorrentes e fatais, e precisamos de tirá-los de uma vez por todas. Isso passa por sermos mais focados e concentrados em momentos específicos do jogo», referiu.
O técnico dos cónegos também frisou a importância de manter o ADN da equipa, destacando a agressividade e a capacidade de reação à perda da bola como aspetos essenciais. «Sabemos que é impossível dominar os jogos durante 90 minutos, mas temos de ter bola, ser agressivos na reação à perda e ganhar os duelos. Estes elementos são fundamentais para nos impormos frente ao Farense, que é uma equipa muito competitiva e que certamente nos vai criar dificuldades», explicou.
César Peixoto falou ainda sobre o reforço Ivo Rodrigues, anunciado como reforço de inverno este sábado, considerando-o um jogador com capacidade para acrescentar qualidade ao grupo. «O Ivo tem muita experiência no campeonato português e pode aportar mais qualidade nas zonas de decisão e finalização. Queremos retirar o melhor dele, mas ele terá de trabalhar para ganhar o seu espaço, porque esta é uma equipa muito competitiva», destacou.
Relativamente à possibilidade de mais entradas e saídas no mercado, como a transferência iminente de Carlos Ponck, Peixoto garantiu que está concentrado na valorização do plantel que tem ao seu dispor. «Tenho de potenciar a equipa e os jogadores que tenho. Queremos continuar a ser uma equipa que entusiasma, mas que também sabe ser humilde e se agarra aos pontos. Esses pontos são cruciais para ficarmos mais confortáveis na tabela classificativa», concluiu.