
Christopher Bell deve estar a sentir como se tivesse ganho o prémio maior, tendo conquistado o título na 2025 Ambetter Health 400, quebrando a sua seca de 19 corridas. Bell, parte da equipa Joe Gibbs Racing, estava ao volante do Toyota nº 20, liderando o pelotão na volta final quando um acidente infeliz de Josh Berry provocou uma bandeira amarela, selando a corrida a favor de Bell antes da bandeira quadriculada ser agitada.
Carson Hocevar, o jovem de 22 anos que mostrou uma velocidade estelar no Atlanta Motor Speedway, pode ter sido o catalisador involuntário para a vitória de Bell. Apesar do seu ritmo rápido, a falta de experiência e compostura de Hocevar abriu caminho para Bell conquistar a vitória, para grande desilusão do colega concorrente da Chevy, Kyle Larson.
A vitória de Bell foi inesperada, considerando que ele tinha começado da 32ª posição na 2025 Ambetter Health 400. Enfrentando a tarefa assustadora de ultrapassar uma série de Chevys e Fords mais rápidos, a Toyota ajustou habilmente o Camry nº 20 de Bell para maximizar a manobrabilidade, contando com a capacidade do piloto de capitalizar sobre acidentes e relargadas para ganhar posições na grelha. Esta estratégia deu frutos de forma generosa, com Bell a assumir a liderança durante a volta final.
A reviravolta inesperada ocorreu quando Hocevar, numa manobra surpreendente, ajudou inadvertidamente Bell ao interromper o impulso de Larson, deixando-o encalhado. Refletindo sobre o incidente, Bell reconheceu o estilo de condução agressivo de Hocevar, afirmando: “Se houver um buraco, ele vai aproveitá-lo. Se não houver um buraco, ele vai fazer um.”
Hocevar, ainda na sua segunda temporada na Cup Series, ainda não se tornou um concorrente regular por vitórias. A sua falta de experiência e compostura foram evidentes quando ele subestimou uma manobra, ajudando inadvertidamente Bell a alcançar a vitória e relegando Larson a um terceiro lugar.
As ações de Hocevar não foram bem recebidas por Larson e outros pilotos. Kyle Busch, ao volante do Chevrolet Z1 da Richard Childress Racing, ficou particularmente irritado com as manobras imprudentes de Hocevar na pista, fazendo-o perder posições. Busch desabafou a sua frustração na rádio da equipa, prometendo vingança contra Hocevar.
As ações de Hocevar lembram a abordagem agressiva de Ross Chastain há alguns anos. Chastain, rotulado como o ‘bad boy’ da NASCAR, tinha uma tendência para causar incidentes na pista, para grande desagrado dos seus colegas de equipa da Chevy. Notavelmente, o proprietário da equipa, Rick Hendrick, emitiu então um aviso claro: “Se nos destruires, vais receber de volta.”
Embora Hocevar tenha pedido desculpa pelas suas ações, se continuar a ser uma força disruptiva na pista, Hendrick poderá ter de intervir. Neste momento, Hocevar já chateou vários jogadores-chave na competição, e não seria surpreendente se alguma forma de retaliação estivesse a ser planeada. A questão permanece – será que Hocevar aprenderá com esta experiência ou continuará a causar desconforto na pista de corrida? Manteremos os olhos abertos para o drama que se desenrola em COTA.