Depois da meia-dezena aplicada à Polónia, a seleção portuguesa viaja agora até Split para defrontar a Croácia. Com quatro baixas já anunciadas e o primeiro lugar do grupo garantido, prevê-se que Roberto Martínez faça algumas alterações face ao '11' utilizado no Estádio do Dragão, na passada sexta-feira.
Também os croatas chegam a esta partida com o objetivo principal concluído: qualificação para os quartos de final da competição. Com o resultado de Portugal sobre os polacos, a Croácia garantiu a passagem à próxima fase após... perder por 1-0 frente à Escócia. É caso para dizer: hvala, Portugal!
Sem Cristiano Ronaldo, Bernardo SIlva e Pedro Neto - estes por opção - e sem Bruno Fernandes - suspensão -, a formação das quinas deve apresentar várias alterações em Split. Foram vários os jogadores que não tiveram minutos no Estádio do Dragão e que, portanto, devem ser agora opções iniciais para Martínez: Cancelo, Tomás Araújo, Nélson Semedo e Otávio. A este ainda se deve acrescentar um guarda-redes, a escolha será entre Rui Silva e José Sá.
Destaque ainda para as chamadas de Geovany Quenda e Fábio Silva, em contextos diferentes. O leão abre aqui uma grande dúvida: voltará Roberto Martínez ao 3-4-3 usando Quenda como ala direito, ou irá a jovem promessa verde e branca pisar terrenos mais adiantados? No caso de regresso ao 3-4-3, é provável que um dos Franciscos - Trincão ou Conceição - lhe faça companhia no corredor.
Fábio Silva abre outra questão: quem vai ser o avançado português? O nosso portal aposta na utilização de João Félix como referência ofensiva da equipa, mas na ausência de um ponta de lança declarado, o jogador do Las Palmas surge como forte hipótese para render Cristiano Ronaldo no centro do ataque.
Do lado croata é esperado que Zlatko Dalić não faça nenhuma revolução nas peças utilizadas em Glasgow. Apesar de as contas já estarem feitas, os croatas devem querer dar outra resposta face à ultima exibição realizada e face à derrota com os portugueses em setembro deste ano (2-1).
Os axadrezados deverão apresentar-se no típico 4-2-3-1 com Kovacic e Modric como maestros da equipa. Pasalic deverá entrar para o lugar de Petar Sucic - expulso frente à Escócia - e ser o homem mais ofensivo do trio de médios. Martin Baturina de um lado, Luka Sucic do outro e Kramaric na frente, assim deverá ser o ataque croata. Na defesa? Não deve fugir muito disto: Gvardiol, Sutalo, Caleta-Car e Jakic.
Questionado sobre a competitividade e os objetivos de um jogo «a feijões», Roberto Martínez lembrou «Daqui a 18 meses há um Mundial». «Queremos executar bem os processos de jogo e ganhar. O jogo conta muito para o trabalho que estamos a fazer para o Mundial», completou.
Zlatko Dalic abordou as possíveis alterações da seleção portuguesa, mas deixou um aviso aos seus jogadores: «Sabemos que Portugal vai fazer alterações, mas também vai ter jogadores frescos e que querem provar a sua qualidade. Não vai tornar as coisas mais fáceis para nós».
A partida entre Croácia e Portugal está marcada para esta segunda-feira, dia 18 de novembro, às 19h45.