Num jogo com alguma polémica à mistura, mas onde o Arouca mostrou as garras até ao final, os Lobos gelaram por completo a Luz, com um golo na Luz, e dividiram pontos com o Benfica (2-2), relançando o final do campeonato, no que à luta pelo título diz respeito.

O Benfica procurava voltar à liderança do campeonato e pela frente tinha o FC Arouca. Do lado encarnado, Bruno Lage promovia a rotação esperada do onze inicial, voltando a apostar nos habituais titulares, sem grandes surpresas. Já do outro lado, Vasco Seabra mexia onde podia, face às muitas ausências para este duelo, chamando ao onze inicial Boris Popovic e Güven Yalçin.

Energia não chegou

A Luz estava praticamente lotada e com um sentimento muito positivo, em busca de tentar ajudar o Benfica a regressar à liderança do campeonato. Os comandados de Bruno Lage entraram confiantes, ativos pelas alas, especialmente na direita, com Tomás Araújo a mostrar-se cada vez mais lateral. A isto juntavam-se os habituais movimentos interiores de Akturkoglu, que davam espaço à profundidade de Carreras e causavam desequilíbrios na defesa oposta.

Do outro lado, por sua vez, o Arouca até entrou pressionante, atrevido na transição e a tentar causar algumas dificuldades na construção ao Benfica - chegou a criar perigo de longa distância -, mas acabou por começar a recuar ligeiramente as suas linhas com o crescimento encarnado, dando menos espaço ao Benfica. Apesar disso, os da casa criaram várias oportunidades de relevo nos primeiros 20 minutos, especialmente na bola parada e beneficiando da sua boa reação à perda.

Benfica por cima na 1ª parte @Kapta+

As águias até iam conseguindo inserir vários elementos no último terço, como os seus dois laterais e os médios mais adiantados - Kokçu e Aursnes -, além do trio ofensivo, mas sentiram esse recuo de linhas e, como seria de esperar, tiveram dificuldades em manter a mesma intensidade, pelo menos de forma constante. Apesar disso, a Luz ainda estremeceu, quando Pavlidis, aos 38', fez um lance muito semelhante ao do Dragão, sentou um defesa na área e atirou cruzado, mas acertou, desta vez, em cheio no poste.

Emoção até ao fim

Estava tudo em aberto para a 2ª parte e os visitantes voltaram dos balneários bem mais atrevidos e intensos na pressão, provocando uma série de erros na construção encarnada. Isto permitiu aos de Arouca ameaçar a baliza de Trubin um par de ocasiões logo a abrir, mas também deixou a partida bem mais em aberto.

Aí, elementos como Carreras começaram a ter mais espaço para inserir velocidade e o espanhol acabou a fazer a diferença, quando, aos 60', arrancou pela esquerda, serviu Aursnes à entrada da área e este amorteceu para Kokçu. O turco rematou colocadíssimo, fez abanar as redes adversárias e explodir o Inferno da Luz. No minuto seguinte, numa transição, Akturkoglu podia ter ampliado, mas Mantl levou a melhor no duelo.

Apesar de estar em desvantagem, o Arouca não se apequenou, foi atrás do prejuízo e, aos 72', chegou ao empate, com alguma polémica - Jason Remeseiro parece procurar o contacto com Otamendi, depois de o tirar do caminho na área benfiquista -, de grande penalidade, por Güven Yalçin. Além de ter revoltado fortemente a Luz, este momento também marcou nova «marcha-atrás» do Arouca, claramente feliz com a possibilidade de pontuar na Luz.

@Kapta+

Bruno Lage não baixou os braços e respondeu prontamente, com as entradas de Belotti e Schjelderup e a equipa sentiu a mensagem, galvanizando-se com o apoio dos adeptos. A resposta não podia ter sido melhor e, sete minutos depois, Pavlidis respondeu ao cruzamento na esquerda de Kokçu e cabeceou para o 2-1 e nova explosão de alegria na Luz. Cinco minutos depois, aos 84', foi a vez de Aursnes desmarcar o compatriota Schjelderup com um grande passe, para o extremo fazer o golo, mas este estava em posição irregular.

Os adeptos encarnados viveram os últimos minutos de coração nas mãos - até porque houve sete minutos de compensação -, mas acabaram transtornados quando, aos 90+5, numa transição rápida muito bem conseguida, onde claramente faltaram pernas à defesa benfiquista, Weverson Costa gelou por completo a Luz e fez o 2-2 final.

Benfica e Sporting voltam a ter exatamente os mesmos pontos e a dividir a liderança do campeonato.