O Vitória de Guimarães desloca-se até ao Alentejo para defrontar O Elvas, nos oitavos de final da Taça de Portugal, este domingo (14 horas) e Daniel Sousa deixou o alerta para os seus jogadores, pois acredita que a sua equipa tem de estar muito concentrada para levar de vencido o emblema do Campeonato de Portugal.

«Temos de pensar, e muito, e estamos focados no jogo com O Elvas, não na eliminatória seguinte, mesmo com o emparelhamento já feito. É um jogo de Taça que por vezes são ricos em surpresas. Um clube histórico com casa cheia, que nos vai criar dificuldades, temos de ser cautelosos e estarmos vivos no jogo. É uma equipa que tem de nos deixar em alerta, pois nada está dado como garantido, queremos passar obviamente. São aguerridos e têm um estilo de jogo que passa pelo futebol mais direto e se não estivermos atentos podemos sofrer com isso.»

O mês de janeiro é sempre diferente em termos de gestão do plantel e com vários jogadores do Vitória de Guimarães a serem alvo de cobiça, o técnico salientou que o grupo trabalhou da mesma forma e que não tem sentido grande alvoroço.

«É um mês particular e quando se começa a falar de um jogador ou outro, pode haver agitação e o que tenho visto nos treinos é um foco igual ao que havia antes da abertura deste período de transferências», indicou o treinador, de 40 anos, que foi mais específico em relação a Alberto.

«Tenho de me preocupar com o Alberto enquanto jogador do Vitória, não se está ou não preparado para dar o salto. Tem um futuro grandioso, uma margem de evolução enorme. Claro que temos um plano de progressão para o Alberto e pretendemos colocar isso em prática.»

Tomás Ribeiro, defesa central, acabou por sair para o Farense e Daniel Sousa ficou feliz pela oportunidade que surgiu para o jogador, mesmo não sendo uma situação planeada.

«Foi uma situação que surgiu, houve uma conversa prévia para situar o jogador e sempre fomos claros. Achamos que pode ter sucesso no Farense, ele ambicionava ter mais minutos e é natural, procurando o seu caminho.»

Já sobre Tomás Handel que também tem sido alvo dos habituais rumores de mercado e que não tem sido opção na equipa inicial, nos últimos seis jogos, Daniel Sousa desvalorizou e elogiou o jogador.

«Muito contente com o Handel e com o seu empenho nos treinos. Vinha de uma gastroenterite e houve alguma perda de peso também, depois o Manu Silva acabou por desempenhar muito bem as funções. Gosto imenso do jogador, tem qualidades que aprecio. Agora, sem jogos de três em três dias, as opções são diferentes. Há momentos dos jogadores e vão fazendo o seu trabalho, mas muito contente com tudo o que tenho visto do Handel», explicou o técnico que ainda revelou boas notícias do departamento médico.

«O Chucho [Ramírez] já integrou os treinos e o Charles também já está disponível. É sempre importante para aumenta as opções e para a competitividade da equipa.»