Na manhã de domingo no GP da Áustria de MotoGP, o gestor de equipa da Ducati, Davide Tardozzi, apanhou um mecânico da Aprilia a «espiar» e a captar imagens de motos da Ducati – uma pequena espionagem, que quebra confiança entre equipas. E a Ducati espera que o construtor de Noale despeça o mecânico em causa, que terá agido sem informar os diretores.

Tardozzi afirmou ao site SPEEDWEEK.com: ‘Não foi só a Ducati da VR46. Esta pessoa também digitalizou as motos da Yamaha ou da Pramac. As pessoas depois também o viram na VR46 e filmaram-no. Ele caminhou por todas as motos com o iPad – por vezes até dez centímetros e diante de todas as pessoas. Ele fez isto sem informar os diretores. A Aprilia diz que não sabia de nada. Também temos um vídeo dele a digitalizar a Yamaha M1’.

Segundo o italiano, há imagens do ecrã de iPad do mecânico da Aprilia em causa, pelo que se sabe o que estava a fazer. E sublinhou que não tem nada contra as cúpulas diretivas da equipa rival: ‘O Romano Albesiano não tinha ideia acerca da ação. Espero que não o despeçam. A gestão de topo não sabia de nada. O Romano também estava muito irritado. O Romano não é tão estúpido e envia alguém com uma t-shirt da Aprilia para fazer digitalizações’.

A Aprilia já pediu desculpas pelo sucedido e, sobre o mecânico em causa, Tardozzi explicou: ‘Não conheço a pessoa, nunca o vi. Talvez ele seja do departamento de aerodinâmica. Provavelmente ele quis ser espero, mas provavelmente é o maior idiota! Eu disse-lhe que ele estava a usar algo que não era permitido. Ele não disse uma palavra, não mostrou qualquer emoção. Para mim, o assunto está fechado. A Aprilia pediu desculpa. Mas não é justo’.