Que corridaço no Estoril, e com história a ser escrita nesta ronda do WSBK em solo português, a culminar com a ultrapassagem de Nicolò Bulega a Toprak Razgatlioglu no final, mesmo ao cruzar da meta. Foram apenas 0.003s a separar os dois pilotos, naquela que é a margem mais pequena na história da categoria a definir o vencedor.

Danilo Petrucci até começou por ser o líder, na primeira volta, mas este foi batido por Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) na segunda volta e o turco dominou até à nona, altura em que tudo mudou e de forma absolutamente dramática para o turco, que almeja o título de campeão das Superbikes novamente, precisamente tendo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) como principal adversário.

O italiano, vindo de trás, deu tudo na última volta e com um ataque final acabaria mesmo por bater o #54, depois de surgirem na reta da meta lado a lado e quase em photo finish, com apenas 3 milésimos a separarem a dupla da frente!

A corrida terminou ainda com Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) a ser terceiro.

Ivo Lopes (PETRONAS MIE Racing Honda), que partiu de 21.º acabou uma posição acima, em 20.º e logo atrás do seu colega, Tarran MacKenzie, que arrancou de oitavo e foi 19.º.

O início caótico da corrida:

Nos primeiros momentos da corrida Bulega estava fora do grupo da frente, enquanto, na liderança, Razgatlioglu, Petrucci, Rea e Locatelli protagonizavam batalhas emocionantes. O turco, ainda motivado pela vitória no dia anterior, começou a criar uma vantagem confortável, consolidando a sua posição na frente à medida que a corrida avançava.

Bulega ao ataque e a recuperar terreno

Com o título em jogo, Bulega acelerou com oito voltas ainda por disputar, já estava em segundo lugar, na perseguição a Razgatlioglu. Ao mesmo tempo, Locatelli e Petrucci lutavam por uma posição no pódio. Apesar de um início promissor, Jonathan Rea acabou por sair da disputa após sofrer uma queda lenta na Curva 10, permitindo que Xavi Vierge (Team HRC) e Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) subissem na classificação.

Final mais renhido de sempre!

Nos momentos finais da corrida, Bautista também encontrou um ritmo mais forte e ultrapassou Locatelli e Petrucci, assegurando o terceiro lugar. No entanto, foi Bulega quem brilhou ao encurtar a distância para Razgatlioglu, entrando na última volta muito próximo do líder. Na reta final, Bulega aproveitou o cone de ar de Razgatlioglu e, numa manobra espetacular, cruzou a linha de meta com uma diferença mínima de 0,003 segundos, garantindo a vitória. Além disso, Bulega registou um novo recorde de volta com o tempo de 1’36.178s, subindo ao pódio ao lado de Razgatlioglu pela sétima vez nesta temporada.

Inacreditável e só visto!