
O motociclismo pode parecer um desporto individual, mas está longe de o ser – sobretudo quando se fala de campeões como Marc Márquez. O piloto da Ducati, tal como o seu irmão Álex, tem uma vasta equipa por trás.
E um desses elementos é português: Emiliano Ventura, que é médico e fisiologista desportivo trabalhando no MSI BioPerformance Center em Madrid. Lá, já pôde trabalhar com atletas olímpicos, pilotos de carros (incluindo da Fórmula 1 com pilotos como Daniel Ricciardo), pilotos de motos e até astronautas em preparação para missões no Espaço.
Desde 2024, Emiliano Ventura é fisiologista de Álex e de Marc Márquez, apoiando a preparação de ambos os pilotos para o MotoGP, como partilhou esta segunda-feira nas redes sociais: ‘Trabalhar com Marc e Álex tem sido uma adição inspiradora a esta jornada. Marc Márquez, um oito vezes campeão do mundo, e um dos pilotos mais dominadores na história do MotoGP, continua a redefinir excelência em pista. Álex Márquez, duas vezes campeão do mundo no Moto3 e no Moto2, também se provou como competidor formidável na categoria rainha. Juntos, eles representam o pináculo do talento, determinação e resiliência no desporto motorizado’.
O fisiologista contou depois o que a equipa do MSI BioPerformance Center tem feito pelos irmãos Márquez: ‘Ao longo do último ano, a nossa equipa forneceu-lhes vasto apoio fisiológico, nutricional e fisioterapêutico, ajudando-os a otimizarem o desempenho deles e a manterem a condição de pico ao longo da exigente época de MotoGP’.
Um apoio que continuará ao longo de 2025. Para Emiliano, é um trabalho gratificante: ‘Esta oportunidade permite-me combinar a minha paixão pela ciência desportiva com o mundo dinâmico do MotoGP, construindo a partir da minha experiência de trabalhar com atletas de elite e profissionais em múltiplas disciplinas. É um privilégio contribuir para o sucesso deles e fazer parte de uma equipa que se esforça por excelência dentro e fora de pista. Um enorme obrigado a todos os que me apoiaram para alcançar este marco, e à equipa incrível no MSI BioPerformance Center pelo trabalho árduo e compromisso’.