A Arena Portugal é inaugurada esta quarta-feira, a partir das 15 horas, infraestrutura da Federação Portuguesa de Futebol que assinala o final da terceira fase da construção da Cidade do Futebol, em Oeiras. Ontem, terça-feira, os funcionários da FPF — acompanhados pela Seleção Nacional feminina, em estágio a preparar o play-off de acesso ao Euro-2025, diante da Chéquia — visitaram as novas instalações. Uma oportunidade para Fernando Gomes, presidente da FPF, fazer um «agradecimento a todos os colaboradores pela dedicação e disponibilidade» ao longo dos anos: «Esta casa tem um bocadinho de cada um de nós.»
Em final de mandato, o líder federativo aproveitou para destacar que a conclusão deste projeto marca o cumprir de uma «promessa feita após a conquista dos títulos Europeu e Mundial de futsal».
Desde agosto de 2013 a colaborar com a FPF na construção das diversas fases da Cidade do Futebol, que inclui também a Casa dos Atletas, António Laranjo sublinhou que «nasceu mais um filho da Cidade do Futebol e da Federação» após «trabalho árduo e muita paixão».
O novo espaço é constituído por dois edifícios. A Arena, que tem um espaço de jogo e treino com a dimensão 50x36 metros (as medidas regulamentares de uma quadra de futsal são de 40x20) e uma bancada para 240 pessoas e tribuna de imprensa, além de vários espaços multiusos; e as novas instalações do Canal 11, ligadas por uma passagem aérea coberta.
No programa das festas da inauguração da Arena Portugal consta um jogo de futsal «pela paz e pela inclusão» com a presença de estrelas do futebol, do futsal e do futebol de praia como Pepe, Fábio Coentrão, Ricardinho, Pedro Cary, Éder, Carla Couto, Edite Fernandes, Ricardo Pereira (ex-guarda-redes), Bebé, Hélder Postiga, Rita Martins (jogadora de futsal do século) e Madjer. Quanto a atletas olímpicos e paralímpicos, estarão Soraia Lopes (andebol), Rochele Nunes (judo), Miguel Maia (voleibol), Nuno Laurentino, Diogo Cancela e Leila Marques (natação), entre outros.