
O apito final no estádio do Tottenham confirmou o que se adivinhava há muito na Premier League. O Southampton somou a 25.ª derrota em 31 jornadas e viu confirmada a descida ao Championship com sete jornadas por disputar, a mais rápida de sempre na história do campeonato inglês. Até hoje, Derby County (2007/08), Huddersfield (2018/19), Ipswich Town (1994/95) e Sheffield United (2020/21) tinham sido despromovidos com seis jornadas por jogar.
Com sete jornadas e 21 pontos em disputa até ao final da prova, os saints têm 22 de desvantagem para a 17.º posição, atualmente ocupada pelo Wolves e estão matematicamente despromovidos ao segundo escalão.
O pesadelo dos comandados de Ivan Juric começou aos 13', quando Brennan Johnson apareceu no coração da área para inaugurar o marcador. O golo anulado a Bergvall (34') ainda deu esperança à equipa de Mateus Fernandes, mas, até ao intervalo, o avançado inglês bisou na partida e alargou a vantagem dos spurs com um toque subtil.
Na segunda parte, o Southampton procurou evitar a despromoção, mas o melhor que conseguiu fazer foi reduzir a desvantagem ao minuto 90, por intermédio de Mateus Fernandes.
O cabeceamento bastante oportuno do médio português acabou por valer pouco ao Southampton, já que no último minuto, o árbitro da partida assinalou penálti a favor do Tottenham. Chamado a marcar, Mathys Tel não tremeu e confirmou a descida de divisão da equipa do sul de Inglaterra.
A sete jornadas do final da temporada, o já despromovido Southampton segue em último lugar com 10 pontos e ainda pode continuar a fazer história pela negativa. Os saints podem bater o recorde de menos pontos registados numa temporada na Premier League, que pertence atualmente ao Derby County (11), fixado em 2007/2008.
Chelsea desliza e NES sorri
Também na cidade de Londres, o Chelsea não foi além do nulo na visita ao Brentford. Num duelo sem grandes oportunidades de golo de parte a parte, Enzo Maresca ainda colocou Pedro Neto em campo à hora de jogo, mas não conseguiu desfazer nulo.
Os comandados de Enzo Maresca aproximam-se do Nottingham Forest, mas não aproveitam totalmente a derrota dos comandados de Nuno Espírito Santo frente ao Aston Villa (1-2). Os blues podem ainda perder o quarto lugar para o Manchester City, caso a turma de Pep Guardiola vença o Manchester United.