É uma história que tem causado polémica em Espanha e que, nas últimas horas, até já transitou para a esfera política. Alicia Tomás, porta-voz do partido VOX, recorreu às redes sociais para condenar o sucedido no jogo de futebol feminino entre Terrassa e Europa B, onde a equipa da casa acusa o adversário de se apresentar em campo com "dois homens com barba" que se "intitulam mulheres".

"É tão injusto que numa competição feminina participem homens que se intitulam mulheres, como que participem mulheres que estão a passar pelo processo hormonal masculino. Querem tirar-nos do espaço público, do desporto e de todos os âmbitos. No VOX, vamos defender as mulheres e a luta que durante décadas travaram os nossos antepassados contra a perversa ideologia de género", escreveu Alicia Tomás, numa mensagem no X.

Antes desta publicação, já o perfil oficial do partido se tinha manifestado também através das redes sociais: "As nossas meninas do Terressa já estão a sofrer as terríveis consequências da perversa ideologia de género", podia ler-se.

Para esclarecer a polémica, a 'Marca' dá conta das mais recentes declarações de Álex e Nil, os dois nomes envolvidos no processo. Segundo a mesma fonte, estes encontram-se em "plena transição para poderem passar de mulheres para homens e, enquanto isso, não podem representar equipas masculinas", daí continuarem a atuar pelo escalão feminino.