Os números e as exibições de Mbappé com a camisola do Real Madrid estão longe do que os adeptos do Real Madrid esperavam quando assinou contrato este verão e o que fez sábado no jogo com o Barcelona é só mais um exemplo. Este domingo, a imprensa francesa não poupa nas críticas ao avançado  nomeadamente o 'L'Équipe'.

"Apanhado oito vezes fora-de-jogo durante a derrota contundente (0-4) do Real Madrid frente ao Barcelona, este sábado, no Santiago Bernabéu, Kylian Mbappé parecia preso numa armadilha da qual raramente conseguia escapar", escreve.

Mbappé teve de facto uma noite para esquecer. Caiu diversas vezes na armadilha do fora de jogo, tendo visto dois golos anulados por esse motivo. No primeiro (30’) chegou a festejar e, num tom jocoso, fez com a mão o gesto do chapéu a Peña.

O 'L'Équipe' lembra que Mbappé nunca tinha sido apanhado tantas vezes em fora de jogo. O máximo tinham sido seis vezes, uma num jogo da Taça de França em janeiro de 2023, e outra frente ao Bayern de Munique, a contar para a Liga de Campeões em abril de 2021 (0-1).

A RMC escreve, por sua vez: "As estatísticas são catastróficas para um jogador da sua categoria: o capitão da seleção francesa foi apanhado 8 vezes em fora de jogo e viu dois golos serem anulados. O plano do Real Madrid teria funcionado melhor se Kylian Mbappé, como número 9, tivesse aproveitado melhor as suas capacidades".

O 'Le Parisien' acrescenta que quando era apanhado em fora de jogo, Mbappé, aborrecido, "se limitava a erguer os braços" e que Carlo Ancelotti se mostrava "perplexo" no banco com o que estava a ver.

O Barcelona humilhou o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, com quatro golos em meia hora para vencer por 4-0, que lidera com seis pontos de avanço sobre o rival. Bastou uma meia hora mágica para desmantelar a defesa do Real Madrid, com dois golos do avançado polaco Robert Lewandowski, aos 54 e 56 minutos, um do jovem de 17 anos Lamine Yamal, aos 77, e de Raphinha, aos 84, ele que já tinha feito a assistência para o terceiro golo.

Lamine Yamal, que há um ano, em 28 de outubro de 2023, passara a ser o jogador mais jovem a jogar o grande clássico, com 16 anos e 107 dias, tornou-se no mais jovem a marcar num jogo entre  Barcelona e Real Madrid, aos 17 anos e 106 dias.