É sabido que a Yamaha está a trabalhar no desenvolvimento de um motor (e moto) completamente nova que terá o motor V4, largamente utilizado no MotoGP, na sua moto e um dos pilotos que está a sentir a diferença entre essa tipologia utilizada pela fabricante japonesa é Miguel Oliveira. Sem falar especificamente sobre o trabalho da marca, Oliveira admite que talvez venha a precisar de algumas mudanças mas que, por agora e numa pista apenas, parece estar tudo a correr bem.

Em Sepang nos testes do MotoGP e a adaptar-se a uma nova realidade, depois de anos seguidos com o V4, o português foi questionado sobre as diferenças no motor – não sobre o que é melhor ou pior – entre o V4 e o motor em linha mas deixou claro que tem trabalho por fazer.

Sem especificar precisamente a Yamaha e o desenvolvimento que a fabricante está a ter no novo motor e se precisa de fazer alterações ao seu estilo de pilotagem, Oliveira esclareceu:

– Por acaso falei sobre isso ontem. Não mudei muito o meu estilo de pilotagem apesar da filosofia da moto ser assim tão diferente. Digamos que o meu estilo base de pilotar está a funcionar com a moto da Yamaha, e embora não tenha, provavelmente terei de mudar algumas coisas num futuro próximo porque apenas pilotar como deve de ser numa pista, Sepang, e assim que tivermos mais fins de semana de corridas e mais experiência provavelmente aconteça algo na minha pilotagem que precise de ajustar mas até ao momento está a funcionar bem.

Para já e numa pista só, a adaptação está a correr bem mas, em pistas diferentes e que coloquem desafios diferentes pelas suas características, é assim de esperar mudanças mais visíveis num futuro.