Andreia Bravo foi a vencedora do prémio de “Revelação do Mês” do Bola na Rede referente a outubro. Em entrevista exclusiva ao nosso site, a médio do Sporting abordou evolução nesta temporada, objetivos no Sporting e relembrou a estreia pela seleção principal.
«Sou uma jogadora mais posicional. Uma grande qualidade minha é o passe e a forma como ajudo a equipa. É uma grande vantagem minha».
Bola na Rede: Como avalias a tua temporada até agora?
Andreia Bravo: Tem sido a nível individual uma temporada muito boa. Tenho evoluído como pessoa e como jogadora e aproveitado bem as oportunidades que tenho tido. Tenho de continuar a trabalhar para ter mais oportunidades e poder-me mostrar ainda mais.
Bola na Rede: Onde sentes que mais tens evoluído nestes meses?
Andreia Bravo: Fisicamente melhorei muito, mas também psicologicamente. Na maneira de pensar e na forma de jogar tenho evoluído cada vez mais com a ajuda dos treinadores e das colegas de equipa.
Bola na Rede: Já te sentes um produto da formação do futebol feminino, da nova geração com mais condições e uma aposta mais vincada por parte dos clubes?
Andreia Bravo: Sim, sinto que sou uma aposta. Mas, como disse, tenho de continuar a trabalhar e a mostrar que mereço. Tenho de continuar a fazer as coisas como tenho feito para continuar a ter oportunidades.
Bola na Rede: Já te sentes uma titular do Sporting?
Andreia Bravo: Claro que ser titular é o objetivo de todas as jogadoras. Tenho que trabalhar e não posso dar nada como garantido.
Bola na Rede: Como descreverias a dinâmica do meio-campo do Sporting e da equipa como um todo?
Andreia Bravo: Somos uma equipa que, acima de tudo, quer ganhar sempre. Uma equipa muito boa com a bola nos pés. É isso que faz a diferença, e temos muito golo.
Bola na Rede: Esta temporada já tiveram a possibilidade de pisar o Estádio de Alvalade. Como foi esse momento?
Andreia Bravo: Foi um momento inesquecível. Sentir os adeptos na bancada foi algo de que gostei muito e espero lá voltar.
Bola na Rede: É uma ambição que têm, continuar a pisar palcos cada vez maiores?
Andreia Bravo: Claro que sim. É sempre bom jogar nesses palcos e dá outra motivação. Vamos continuar a trabalhar para continuar a pisar esses palcos.
Bola na Rede: Como têm sido os primeiros tempos com o Micael Sequeira como treinador?
Andreia Bravo: A equipa reagiu da melhor maneira. Temos continuado a trabalhar da mesma forma, sempre com os objetivos do clube, que são ganhar sempre. Temos evoluído muito e estamos a adaptar-nos à nova maneira de jogar. Está a correr tudo bem.
Bola na Rede: No meio-campo costumam jogar em dupla. Qual a função e as características onde te sentes mais confortável em jogar?
Andreia Bravo: Sou uma jogadora mais posicional. Uma grande qualidade minha é o passe e a forma como ajudo a equipa. É uma grande vantagem minha.
Bola na Rede: Jogar ao lado de jogadoras com capacidade de deslocamento e progressão com bola ajuda muito?
Andreia Bravo: Claro que sim. Jogar ao lado de jogadoras com muita qualidade ajuda muito, quer em termos posicionais quer em espaço no campo. Ajuda muito, é 50/50.
Bola na Rede: Quais as tuas referências no futebol?
Andreia Bravo: Uma referência que tenho desde pequenina é a Andreia Jacinto. É uma jogadora idêntica a mim e tiro muitas referências dela. É uma jogadora com muita qualidade e vejo nelas coisas que posso ver em mim.
«As colegas de equipa acolheram-me muito bem. Ao início estava um bocadinho nervosa, mas acho que é normal. Depois adaptei-me e correu tudo bem».
Bola na Rede: Como te sentes por poderes partilhar o balneário com ela na seleção?
Andreia Bravo: É uma referência para mim. Sigo muito os passos dela, quero ser como ela. Tenho de continuar a trabalhar.
Bola na Rede: O nome indica qualquer coisa?
Andreia Bravo: [risos] Não é o nome. É a forma de jogar que me cativa e acho que faz o meu estilo de jogo.
Bola na Rede: Em outubro recebeste a primeira convocatória de sempre para a seleção principal. Lembras-te do momento em que recebeste a chamada?
Andreia Bravo: Claro que sim. É um momento que nunca vou esquecer a primeira convocatória. Foi muito bom receber a primeira convocatória, foi a Ana Borges que me disse. Na altura não demonstrei muita felicidade, mas quando cheguei a casa até me caiu uma lágrima do olho. Era um objetivo que tinha desde criança e consegui.
Bola na Rede: Como viveste o estágio com a seleção?
Andreia Bravo: Foi muito bom. As colegas de equipa acolheram-me muito bem. Ao início estava um bocadinho nervosa, mas acho que é normal. Depois adaptei-me e correu tudo bem.
Bola na Rede: A tua estreia foi a muitos quilómetros de distância no Azerbaijão. Como foi o sentimento de pisar o campo pela primeira vez?
Andreia Bravo: É um momento que nunca vou esquecer. Estava muito nervosa, com borboletas na barriga, mas correu bem e foi muito bom ter-me estreado. Agora é continuar a trabalhar para continuar a ser convocada.
Bola na Rede: Jogar em Portugal foi especial?
Andreia Bravo: Claro que sim. Ainda para mais com as bancadas cheias. Foi muito bom e esperemos que volte a acontecer.
Bola na Rede: Foste novamente convocada para a seleção, para o último passo antes do Europeu. Como é que se vive com a sensação de estar tão perto do grande objetivo?
Andreia Bravo: Como equipa queremos muito. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, a demonstrar que queremos lá estar e vamos ver como corre.