![Europeus de ciclismo de pista: Rui Oliveira prata na eliminação e Maria Martins bronze no scratch](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Noite de glória, mais uma, para Portugal nos Europeus de ciclismo de pista, a decorrer em Heusden-Zolder, na Bélgica. Na tarde desta quarta-feira, Rui Oliveira foi vice-campeão europeu na corrida de eliminação, pouco depois de Maria Martins garantir o bronze no scratch.
O campeão olímpico do madison voltou a ficar às portas do ouro numa disciplina onde já conta com três medalhas em Europeus, repetindo a prata de 2018 e 2023. Oliveira tem também um bronze na eliminação em Berlim 2017, juntando agora mais uma prata a este currículo. Na corrida desta quarta-feira, só o alemão Tim Torn Teutenberg foi mais forte, superiorizando-se no sprint final. O belga Jules Hesters foi bronze.
Já Maria Martins, campeã europeia de scratch em 2023, foi agora bronze, medalha que já tinha conquistado também em 2019. A olímpica portuguesa, de 25 anos, foi superada pela italiana Martina Fidanza e pela neerlandesa Lorena Wiebes, ouro e prata, respetivamente. Maria Martins tem também um bronze no scratch em Mundiais, conquistado em 2020.
Na jornada de quinta-feira, a seleção nacional tem legitimas aspirações a medalhas com Iuri Leitão na corrida de 1km e na corrida por pontos. Maria Martins volta à ação na corrida de eliminação.