![FC Porto despede-se de Pinto da Costa: «Um legado imortal»](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
O FC Porto reagiu à morte de Pinto da Costa. Em publicação nas redes sociais, o clube despede-se do «Presidentes dos Presidentes» e, em nota oficial, descreve o presidente honorário como «a maior figura da sua história».
«Uma inspiração eterna. Um legado Imortal. Até sempre, Presidente dos Presidentes», pode ler-se na primeira mensagem oficial dos dragões. Minutos depois, saiu a nota no site oficial, que destaca «2.591 conquistas nos 15.356 dias da presidência mais duradoura e titulada de sempre».
A nota oficial do FC Porto, na íntegra:
«O Futebol Clube do Porto está de luto pelo desaparecimento da maior figura da sua história. Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado com 87 anos de idade e 71 de associado, após mais de seis décadas nos órgãos sociais e de 42 anos na liderança da instituição que elevou como ninguém. Para trás deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca.
Os portistas festejaram 2.591 conquistas nos 15.356 dias da presidência mais duradoura e titulada de sempre. Nos 89 anos prévios à eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa o Clube tinha vencido somente 16 troféus - sete títulos nacionais, quatro Campeonatos de Portugal, quatro Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira -, três deles já com o lendário dirigente à frente do Departamento de Futebol.
De então para cá tudo mudou. Jorge Nuno Pinto da Costa transformou os Andrades em Dragões e fez do FC Porto o Clube português com mais títulos oficiais ao erguer 23 campeonatos, 22 Supertaças, 15 Taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e outra Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga.
Com Jorge Nuno Pinto da Costa ao leme, o FC Porto sagrou-se Campeão da Europa e do Mundo em várias modalidades e escalões, eneacampeão de hóquei em patins, heptacampeão de andebol, hexacampeão de bilhar, pentacampeão de futebol, quebrou jejuns que duravam há mais de três décadas, aumentou a capacidade do Estádio das Antas, construiu o Dragão e juntou-lhe um museu e um pavilhão, reabilitou o Campo da Constituição e estabeleceu parcerias que permitem continuar a usufruir do Centro de Treinos do Olival e do Complexo de Piscinas de Campanhã.
Em 1977, quando Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu a liderança do Departamento de Futebol, o FC Porto tinha 52 mil associados, 90% dos quais concentrados nos concelhos do Porto, de Gondomar, da Maia, de Matosinhos, de Valongo e de Vila Nova de Gaia. Hoje em dia, esse número ultrapassa os 147 mil e expande-se pelos quatro cantos do planeta.
Entre 23 de abril de 1982 e 7 de maio de 2024, o maior clube do Norte tornou-se o melhor clube português e cresceu dos níveis local e regional para as escalas europeia e mundial. Sem nunca esquecer as raízes, o FC Porto cresceu com a cidade e a cidade cresceu com o FC Porto. O Clube tem mais de 131 anos de história, mas há um antes e um depois de Jorge Nuno Pinto da Costa.
A partida do Presidente dos Presidentes deixa o Futebol Clube do Porto órfão da sua maior figura, do principal obreiro das grandes vitórias e do responsável máximo pela construção de uma identidade e de um legado inconfundíveis. Jorge Nuno Pinto da Costa viverá eternamente na memória e no coração de todos os portistas.»
(atualizado às 20:59 horas)