Danny Namaso ou Samu Omorodion: qual deles deve ser, por esta altura, o ponta de lança titular do FC Porto? A pergunta paira no ar, muito provavelmente será tema de conversa no seio dos adeptos portistas, mas a resposta só poderá ser dada, naturalmente, por Vítor Bruno. E a escolha só deverá ser conhecida quando for divulgada a ficha oficial do próximo jogo dos azuis e brancos.
O desafio vindouro do FC Porto oferece, em teoria, um grau de dificuldade elevado ao conjunto da Invicta. O oponente será o Vitória de Guimarães, em pleno Estádio D. Afonso Henriques. A partir das 18 horas de sábado, dragões e conquistadores medirão forças num duelo da 6.ª jornada, sendo que as duas equipas entrarão em campo em igualdade pontual (12) e com a liderança do Campeonato na mira – o Sporting, que tem mais três pontos, recebe, no dia seguinte, o Aves SAD.
Importa, pois, perceber o que Vítor Bruno pode estar a preparar para o referido posto específico. Danny Namaso tem sido o ponta de lança de eleição, tendo logrado a titularidade em todos os seis jogos oficiais já realizados pelo FC Porto na presente temporada. Leva um golo marcado (na vitória por 3-0 frente ao Gil Vicente, logo na ronda inaugural da Liga).
O jovem inglês tem, por direito próprio, esse estatuto, mas mesmo sendo um ponta de lança não pode apenas ser julgado pelo número de golos apontados. Para muitos, apenas um tento sem seis jogos pode parecer manifestamente insuficiente, mas também não é menos verdade que as movimentações de Namaso potenciam outras dinâmicas ao coletivo. Porque Namaso é bastante móvel, joga bem em apoios frontais e também explora a profundidade de forma intensa, fazendo uso da sua velocidade.
Já no caso de Samu, estamos na presença de um jogador de caraterísticas totalmente diferentes. O espanhol tem uma compleição física que impõe respeito (1,93 metros e 90 quilos), pelo que esses atributos lhe conferem claras mais-valias nos duelos individuais, não só dentro da área, como também fora dela. O jogo aéreo será, em tese, outra das valências de Samu, mas o jovem internacional olímpico por Espanha também já demonstrou toda a sua qualidade com a bola nos pés. Tal como aconteceu, de resto, no passado domingo, frente ao Farense. Uma partida em que foi absolutamente decisivo, saltando do banco para dar a vitória ao FC Porto. Está, portanto, altamente moralizado…
A estratégia que Vítor Bruno delinear para o confronto com os minhotos trará a resposta: Namaso ou Samu, qual deles será rei em Guimarães?