Está na hora! FC Porto e AS Roma vão defrontar-se, esta quinta-feira, às 20h00, no Estádio do Dragão. Este duelo é um dos mais esperados nos play-offs da Europa League, uma vez que as duas equipas não conseguiram a qualificação direta para a próxima fase da prova. Vamos por partes e comecemos pelo conjunto português.
Os dragões chegam a esta partida após dois empates consecutivos na Liga Portugal Betclic. A turma agora comandada por Martín Anselmi, que substituiu Vítor Bruno no banco de suplentes, ainda procura a melhor forma para entrar num trajeto consecutivo de vitórias. Apesar do nulo diante do Sporting, a exibição já permitiu observar aspetos distintos na estratégia azul e branca.
Do outro lado, um emblema recheado de qualidade, mas que está longe de atravessar os melhores dias. Claudio Ranieri é o terceiro treinador da atual temporada, depois de Ivan Juric e Daniele De Rossi, e tem tentado tirar a equipa de uma espiral negativa: já foram eliminados da Coppa Itália e ocupam o nono lugar da Serie A - ganharam no passado fim-de-semana em casa do Venezia.
As principais «estrelas» desta turma italiana são Artem Dovbyk (13 golos apontados) e Paulo Dybala, um jogador que dispensa qualquer tipo de apresentação, uma vez que soma bastante experiência nos melhores palcos do futebol internacional. Ainda assim, sublinhe-se, um conjunto com inúmeras opções em todos os setores.
O histórico de confrontos joga a favor do FC Porto, pois só perderam apenas um encontro em seis partidas. Em 2019, os comandados de Sérgio Conceição perderam no Stadio Olimpico, mas acabaram por passar a eliminatória, na sequência de uma reviravolta épica pouco tempo findado. Quem levará a melhor para começar esta eliminatória com o pé direito?