A cidade de Guimarães prepara-se para receber, no próximo dia 24 de novembro, os campeonatos nacionais de corta-mato longo, uma das provas mais importantes do calendário do atletismo em Portugal. Com a presença de mais de mil atletas de várias idades e a expetativa de um público superior a quatro mil pessoas (incluindo acompanhantes), o evento será também o primeiro sob a liderança de Domingos Castro, o novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que tomará posse no próximo sábado.

Após dois anos realizados em Amora, concelho do Seixal, a prova este ano mudará para Guimarães, cidade natal de Domingos Castro, numa decisão que o próprio definiu como «especial e simbólica». O percurso incluirá uma partida no parque de lazer da Cidade Desportiva e terminará na Pista de Atletismo Gémeos Castro, nomeada em homenagem ao presidente da FPA e ao seu irmão gémeo, Dionísio.

Um apelo ao público vimaranense

Domingos Castro apelou à presença do público local, destacando a relevância da competição: «Quero ver o povo de Guimarães a apoiar, pois esta é a prova mais prestigiada do corta-mato nacional. E o presidente da FPA é da cidade», afirmou durante a apresentação do evento que decorreu no palco do percurso.

Este campeonato nacional servirá de preparação para os Europeus de corta-mato, marcados para 08 de dezembro em Antalya, na Turquia. Com uma comitiva projetada de 40 atletas – incluindo provas de sub-20, sub-23 e elites – Portugal levará equipas completas aos Europeus pela primeira vez desde a edição de Bruxelas, onde apenas 19 atletas competiram, sem representação na categoria de elites femininas.

Domingos Castro, cinco vezes campeão nacional e antigo olímpico, revelou ainda que a escolha de Guimarães foi um desejo pessoal, sublinhando a importância de apoiar os atletas jovens e criar oportunidades internacionais para alcançar «o mais alto patamar».

Dulce Félix, medalhista de prata nos Europeus de Velenje (2011) e Budapeste (2012) e bronze em Albufeira (2010), também esteve presente e elogiou o trabalho da FPA: «É essencial darmos aos jovens as condições para se tornarem campeões no futuro,» comentou a atleta, que conta com várias medalhas internacionais em diferentes categorias de corta-mato, incluindo ouro.

Expectativa de maior adesão

Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Braga, acredita que a edição de 2024 pode superar os mais de 1200 corredores registados no ano passado, onde Etson Barros, do Benfica, e Mariana Machado, do Sporting de Braga, se sagraram campeões nacionais.

Nélson Felgueiras, vereador para o desporto da Câmara Municipal de Guimarães, destacou o impacto económico e social do evento, agradecendo à FPA pela escolha da cidade, que acolhe esta competição pela quarta vez.

«Esperamos transformar o dia 24 numa celebração do atletismo português, com impacto positivo para a cidade e para os nossos visitantes.»